Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica

A pesquisa transita pelo singular, o particular e o universal. Não parte de um extremo para chegar ao outro (como no clássico arranjo indução vs. dedução). Nesse contexto, a ciência tem como horizonte o universal, para o qual realiza uma exclusão da dimensão subjetiva. Por sua parte, a psicanálise m...

Full description

Autores:
Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2012
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26363
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382
http://hdl.handle.net/10554/26363
Palabra clave:
Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_b522545bbfe169bc74ab37e63f20c75a
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26363
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullBustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional2018-02-24T15:24:41Z2020-04-16T18:33:00Z2018-02-24T15:24:41Z2020-04-16T18:33:00Z2012-09-18http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/33822027-11822027-1174http://hdl.handle.net/10554/26363A pesquisa transita pelo singular, o particular e o universal. Não parte de um extremo para chegar ao outro (como no clássico arranjo indução vs. dedução). Nesse contexto, a ciência tem como horizonte o universal, para o qual realiza uma exclusão da dimensão subjetiva. Por sua parte, a psicanálise mantém com a ciência uma relação complexa: pesquisa ‑como ela‑ sob a pretensão de conseguir afirmações válidas para uma comunidade de trabalho; mas, por outro lado, tem como horizonte a radicalização do singular, sob o imperativo de restituir a subjetividade excluída na operação da ciência.La investigación transita lo singular, lo particular y lo universal. No parte de un extremo para llegar al otro (como en el clásico arreglo inducción vs. deducción). En ese contexto, la ciencia tiene como horizonte lo universal, para lo cual realiza una exclusión de la dimensión subjetiva. Por su parte, el psicoanálisis mantiene con la ciencia una relación compleja: investiga –como ella– bajo la pretensión de conseguir asertos válidos para una comunidad de trabajo; pero, de otro lado, tiene como horizonte la radicalización de lo singular, bajo el imperativo de restituir la subjetividad excluida en la operación de la ciencia.Research goes through singularity, particularity and universality. It does not depart from an extreme to arrive into the other one (like in the classic agreement induction vs. deduction). In this context, universality is the horizon of science, to achieve this, a subjective dimension is excluded. On the one hand, psychoanalysis has a complex relationship with science: it researches, like science, under the pretension of getting valid assertions for a work community, but, on the other hand, psychoanalysis has its horizon on the radicalization of singularity, under the mandate of putting back the subjectivity excluded on science operations.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382/2571Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1, Núm. 2International Journal of Research in Education; Vol. 1, Núm. 2Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1, Núm. 2Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 1, Núm. 2Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias socialesInvestigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológicaPesquisa, psicanálise, educação - Parte I: posição metodológica e epistemológicaResearch, psychoanalysis and education - Part I: methodological and epistemological positionnullnullnullhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/26363oai:repository.javeriana.edu.co:10554/263632023-03-29 12:40:32.11Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
dc.title.por.fl_str_mv Pesquisa, psicanálise, educação - Parte I: posição metodológica e epistemológica
dc.title.english.eng.fl_str_mv Research, psychoanalysis and education - Part I: methodological and epistemological position
title Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
spellingShingle Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales
title_short Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
title_full Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
title_fullStr Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
title_full_unstemmed Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
title_sort Investigación, psicoanálisis, educación. Parte I: posición metodológica y epistemológica
dc.creator.fl_str_mv Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Bustamante Zamudio, Guillermo; Universidad Pedagógica Nacional
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.spa.fl_str_mv Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales
topic Investigación; psicoanálisis; subjetividad; teoría de la información en ciencias sociales
description A pesquisa transita pelo singular, o particular e o universal. Não parte de um extremo para chegar ao outro (como no clássico arranjo indução vs. dedução). Nesse contexto, a ciência tem como horizonte o universal, para o qual realiza uma exclusão da dimensão subjetiva. Por sua parte, a psicanálise mantém com a ciência uma relação complexa: pesquisa ‑como ela‑ sob a pretensão de conseguir afirmações válidas para uma comunidade de trabalho; mas, por outro lado, tem como horizonte a radicalização do singular, sob o imperativo de restituir a subjetividade excluída na operação da ciência.
publishDate 2012
dc.date.created.none.fl_str_mv 2012-09-18
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2018-02-24T15:24:41Z
2020-04-16T18:33:00Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2018-02-24T15:24:41Z
2020-04-16T18:33:00Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/26363
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382
http://hdl.handle.net/10554/26363
identifier_str_mv 2027-1182
2027-1174
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/MAGIS/article/view/3382/2571
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Magis. Revista Internacional de Investigación en Educación; Vol. 1, Núm. 2
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv International Journal of Research in Education; Vol. 1, Núm. 2
dc.relation.citationissue.fra.fl_str_mv Revue Internationale de Rechersches en Education; Vol. 1, Núm. 2
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv Revista Internacional de Pesquisa em Educacao; Vol. 1, Núm. 2
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv null
null
null
dc.publisher.spa.fl_str_mv Editorial Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811671349805973504