La pintura de la Sagrada Familia. Un manual de relaciones familiares en el mundo de la Santafé del siglo xvii
Este artigo é encaminhado a avaliar o discurso contido nas pinturas da Sagrada Família realizadas na Santafé do século xvii. A partir da análise deste conjunto de imagens evidencia-se o uso da pintura por parte da Igreja Católica como ferramenta para configurar uma sociedade articulada a partir de f...
- Autores:
-
Cruz Medina, Juan Pablo
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27059
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/8562
http://hdl.handle.net/10554/27059
- Palabra clave:
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Colonial painting, The Holy Family; Social control; Santafe; Seventeenth century; Colonial society; Church; Colonial religiosity
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Pintura colonial; Sagrada Familia; Control social; Santafé siglo xvii; Sociedad colonial; Iglesia; Religiosidad colonial
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Pintura colonial; Sagrada Família; Controle social; Santafé século xvii; Sociedade colonial; Igreja; Religiosidade colonial
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | Este artigo é encaminhado a avaliar o discurso contido nas pinturas da Sagrada Família realizadas na Santafé do século xvii. A partir da análise deste conjunto de imagens evidencia-se o uso da pintura por parte da Igreja Católica como ferramenta para configurar uma sociedade articulada a partir de famílias regidas por princípios tais como piedade, castidade e mortificação. A análise relaciona-se diretamente com o problema da construção de um sujeito colonial cuja corporeidade é modelada a partir das imagens de Cristo, a virgem ou os santos. |
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