Descrição quantitativa da pluralização religiosa na Colômbia
A sociedade colombiana está se transformando no plano religioso. O presente artigo documenta em termos quantitativos este processo. Expõe resultados do inquérito realizado em 2010 nas principais cidades do país, em algumas cidades intermédias, e na região rural do Urabá. Descreve a relação da plural...
- Autores:
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Beltrán, William Mauricio; Departamento de Sociología. Centro de Estudios Sociales (CES). Universidad Nacional de Colombia
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29087
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3636
http://hdl.handle.net/10554/29087
- Palabra clave:
- Colombia; sects; churches; religious pluralization; secularization
Colômbia; seitas; igrejas; pluralização religiosa; secularização
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | A sociedade colombiana está se transformando no plano religioso. O presente artigo documenta em termos quantitativos este processo. Expõe resultados do inquérito realizado em 2010 nas principais cidades do país, em algumas cidades intermédias, e na região rural do Urabá. Descreve a relação da pluralização religiosa com variáveis de tipo demográfico, regional e socioeconômico. Explora, também, a relação entre pluralização religiosa e pluralismo social, quer dizer, pergunta em que medida a mudança religiosa implica mais tolerância e respeito pelas minorias. Entre os achados da pesquisa destaca-se o acelerado e constante crescimento dos novos movimentos religiosos, especialmente do movimento evangélico pentecostal. O processo de pluralização religiosa varia em função das variáveis demográficas, impactando mais fortemente os setores juvenis e as mulheres. De mesma maneira, varia de acordo às variáveis socioeconômicas em tanto as diferentes camadas sociais mantém diversas preferências religiosas. De outro lado, a pesquisa da conta do caráter Cristiano que mantém a sociedade colombiana, se bem que trata de um cristianismo em mutação, onde a Igreja Católica tem perdido o monopólio sobre os bens simbólicos de salvação. Paradoxalmente, embora o processo de recomposição religiosa tenha lugar no marco de uma secularização crescente, a secularização da sociedade colombiana em vez de desestimular as práticas religiosas, tem estado acompanhada por sua reativação. |
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