Madre armada y niño. Representación de la Mujer Nueva en los murales de la Revolución Sandinista en Nicaragua*

A autotransformação para a renovação da sociedade é um conceito essencial apresentado por todas as revoluções do séculoXX, personificada na figura do “Homem Novo” quem dará forma à sociedade revolucionária nova do futuro. Este conceitoera uma parte crucial da ideologia do F.S.L.N. (Frente Sandinista...

Full description

Autores:
Plaza Azuaje, Penélope; Universidad Simón Bolívar
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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Palabra clave:
Visual Arts; Muralismo; Nicaragua; Sandinismo. - Key Words Plus: Mural Painting and Decoration; Art and Society.
Artes visuales; muralismo; Nicaragua; Sandinismo. - Descriptores: Pintura mural; mujeres en el arte; arte y sociedad.
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description A autotransformação para a renovação da sociedade é um conceito essencial apresentado por todas as revoluções do séculoXX, personificada na figura do “Homem Novo” quem dará forma à sociedade revolucionária nova do futuro. Este conceitoera uma parte crucial da ideologia do F.S.L.N. (Frente Sandinista de Liberação Nacional). Este artigo se enfocará em como a“Mulher Nova” emerge nas artes visuais revolucionárias da Nicarágua Sandinista, especificamente na arte pública mural,contribuindo à criação da nova paisagem revolucionária ao longo do país. Uma imagem em particular, uma fotografia tomadapelo fotógrafo Orlando Valenzuela de Nicarágua de uma guerrilheira Sandinista intitulada “Miliciana de Waswalito” ou “Mãearmada e criança” tornou-se conhecida no mundo inteiro. Esta imagem transformou-se um ícone internacional da “MulherNova” da revolução e aparecerá como um motivo recorrente e quase exclusivamente nos murais comissionados pela AMNLAE(Associação de Mulheres Nicaragüenses “Luisa Amanda Espinosa”) quando na maioria dos murais oficiais a representaçãode Mulher Nova parece responder aos arquétipos da maternidade e da feminidade.
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Uma imagem em particular, uma fotografia tomadapelo fotógrafo Orlando Valenzuela de Nicarágua de uma guerrilheira Sandinista intitulada “Miliciana de Waswalito” ou “Mãearmada e criança” tornou-se conhecida no mundo inteiro. Esta imagem transformou-se um ícone internacional da “MulherNova” da revolução e aparecerá como um motivo recorrente e quase exclusivamente nos murais comissionados pela AMNLAE(Associação de Mulheres Nicaragüenses “Luisa Amanda Espinosa”) quando na maioria dos murais oficiais a representaçãode Mulher Nova parece responder aos arquétipos da maternidade e da feminidade.La auto transformación para la renovación de la sociedad es un concepto esencial planteado por todas las revoluciones delsiglo xx d.C., materializada en la figura del “Hombre Nuevo”, quien dará forma a la nueva sociedad revolucionaria del futuro.Este concepto formaba parte crucial de la ideología del Frente Sandinista de Liberación Nacional. Este artículo se enfocará enanalizar cómo emerge la “Mujer Nueva” en las artes visuales revolucionarias de la Nicaragua Sandinista, específicamente enel arte público mural, contribuyendo a crear el nuevo paisaje revolucionario a lo largo de todo el país. Una imagen en particular,una fotografía tomada en Matagalpa en 1984 por el fotógrafo nicaragüense Orlando Valenzuela a una guerrillera Sandinistatitulada “Miliciana de Waswalito” o “Madre armada y niño” llegó a ser conocida internacionalmente. Esta imagen se convirtió enun ícono internacional de la ”Mujer Nueva” de la revolución y aparecerá como motivo recurrente y de manera casi exclusiva enlos murales comisionados por amnlae (Asociación de Mujeres Nicaragüenses “Luisa Amanda Espinoza”) cuando en la mayoría delos murales oficiales la representación de Mujer Nueva parece responder a los roles arquetipales de la maternidad y feminidad.The theme of self-transformation as part of a renewal of society was the essence of all 20th century revolutions, embodied inthe figure on the ‘New Man’ that will bring about the new revolutionary society of the future. This concept was a crucial part ofthe ideology of the fsln. This paper will concentrate on how the New Woman emerged in revolutionary Nicaragua visual arts,specifically in murals executed across the country contributing to create the new revolutionary landscape. One image in particular,a photograph taken by Nicaraguan photographer Orlando Valenzuela of a Sandinista female combatant titled “Milicianade Waswalito” or “Armed mother and Child” became worldwide known. This image became an international icon of the NewWoman of the revolution and will appear as a recurrent motive and almost exclusively in the murals commissioned by amnlae(Asociación de Mujeres Nicaragüenses “Luisa Amanda Espinoza”) when in the most important murals commissioned by thegovernment the depiction of the New Woman embodied the archetypes of motherhood and femininityPDFapplication/pdfspaInstituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanohttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8915/7206http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8915/7207Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 23, Núm. 1 (2010): Arte y arquitectura en la segunda mitad del siglo XXVisual Arts; Muralismo; Nicaragua; Sandinismo. - Key Words Plus: Mural Painting and Decoration; Art and Society.Artes visuales; muralismo; Nicaragua; Sandinismo. - Descriptores: Pintura mural; mujeres en el arte; arte y sociedad.artes visuais, muralismo, Nicarágua, Sandinismo. - Palabras chave descritor: Mural; mulheres na arte; arte e sociedade.Madre armada y niño. Representación de la Mujer Nueva en los murales de la Revolución Sandinista en Nicaragua*Mãe e criança armadas. A descrição da mulher nova em pinturas murais revolucionárias de NicaráguaArmed Mother and Child. The Depiction of the NewWoman in Revolutionary Nicaragua Muralshttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/23190oai:repository.javeriana.edu.co:10554/231902023-03-28 16:09:31.225Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co