Madre armada y niño. Representación de la Mujer Nueva en los murales de la Revolución Sandinista en Nicaragua*

A autotransformação para a renovação da sociedade é um conceito essencial apresentado por todas as revoluções do séculoXX, personificada na figura do “Homem Novo” quem dará forma à sociedade revolucionária nova do futuro. Este conceitoera uma parte crucial da ideologia do F.S.L.N. (Frente Sandinista...

Full description

Autores:
Plaza Azuaje, Penélope; Universidad Simón Bolívar
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23190
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8915
http://hdl.handle.net/10554/23190
Palabra clave:
Visual Arts; Muralismo; Nicaragua; Sandinismo. - Key Words Plus: Mural Painting and Decoration; Art and Society.
Artes visuales; muralismo; Nicaragua; Sandinismo. - Descriptores: Pintura mural; mujeres en el arte; arte y sociedad.
artes visuais, muralismo, Nicarágua, Sandinismo. - Palabras chave descritor: Mural; mulheres na arte; arte e sociedade.
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:A autotransformação para a renovação da sociedade é um conceito essencial apresentado por todas as revoluções do séculoXX, personificada na figura do “Homem Novo” quem dará forma à sociedade revolucionária nova do futuro. Este conceitoera uma parte crucial da ideologia do F.S.L.N. (Frente Sandinista de Liberação Nacional). Este artigo se enfocará em como a“Mulher Nova” emerge nas artes visuais revolucionárias da Nicarágua Sandinista, especificamente na arte pública mural,contribuindo à criação da nova paisagem revolucionária ao longo do país. Uma imagem em particular, uma fotografia tomadapelo fotógrafo Orlando Valenzuela de Nicarágua de uma guerrilheira Sandinista intitulada “Miliciana de Waswalito” ou “Mãearmada e criança” tornou-se conhecida no mundo inteiro. Esta imagem transformou-se um ícone internacional da “MulherNova” da revolução e aparecerá como um motivo recorrente e quase exclusivamente nos murais comissionados pela AMNLAE(Associação de Mulheres Nicaragüenses “Luisa Amanda Espinosa”) quando na maioria dos murais oficiais a representaçãode Mulher Nova parece responder aos arquétipos da maternidade e da feminidade.