Realidad y ficción sobre el asesinato de Rafael Uribe Uribe en la película El drama del 15 de octubre en 1915

Em outubro de 1914 cai assassinado em Bogotáo político liberal Rafael Uribe Uribe. Umano depois, os Irmãos Di Doménico, pioneirosdo cinema colombiano, fazem o filme El dramadel 15 de octubre, obra que recriava os sucessosmais importantes do cruento delito, e na queparticiparam Leovigildo Galarza e J...

Full description

Autores:
Galindo Cardona, Yamid
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26816
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/15902
http://hdl.handle.net/10554/26816
Palabra clave:
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Rafael Uribe Uribe; Colombian cinema history: silent cinema; Di Domenico brothers; censorship
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Rafael Uribe Uribe; historia del cine colombiano; cine silente; Hermanos Di Doménico; censura
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Rafael Uribe Uribe; história do cinema colombiano; cine silente; Hermanos Di Doménico; censura
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Em outubro de 1914 cai assassinado em Bogotáo político liberal Rafael Uribe Uribe. Umano depois, os Irmãos Di Doménico, pioneirosdo cinema colombiano, fazem o filme El dramadel 15 de octubre, obra que recriava os sucessosmais importantes do cruento delito, e na queparticiparam Leovigildo Galarza e Jesús Carvajal,os homicidas do dirigente. Para o cinemacolombiano no seu período silente, o filmesignifica uma das apostas mais significativas earriscadas na sua história cinematográfica, levandoem conta as situações que a exibição dofilme sofreu em ações de boicote, crítica e censura,o que no final trouxe consequências lamentáveispara sua preservação como obra devalor patrimonial audiovisual. O objetivo desteartigo é dar a conhecer os pormenores de umaobra politicamente incorreta para o momentode realização, remarcando, através de diversasfontes, como a nossa história do cinema seimpacta ante narrações documentais que misturamrealidade e ficção no acontecimento socialde uma vida pública no contexto nacional.