¿Cómo practicar la etnografía? Hacia una teoría pragmática y política de la descripción
Este artigo analisa a experiência de Víctor Daniel Bonilla e Luis Guillermo Vaco, doispesquisadores sociais da Colômbia que, durante as décadas de 1970 e 1980 criaramproposta de trabalho etnográfico em conjunto com os movimentos indígenas na Colômbia, apartir de seu labor no Comitê de solidariedade...
- Autores:
-
Voirol, Jeremie; Laboratorio de Antropología Cultural y Social (LACS), Université de Lausanne, Lausana, Suiza
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3849
http://hdl.handle.net/10554/29097
- Palabra clave:
- Ethnography; Pragmatism; Description; Celebration; Otavalo; Ecuador
Etnografía; Pragmatismo; Descripción; Fiesta; Otavalo; Ecuador
História da antropologia; Antropologia na América Latina; Movimentos indígenas; Etnografia
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- openAccess
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- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
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Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullVoirol, Jeremie; Laboratorio de Antropología Cultural y Social (LACS), Université de Lausanne, Lausana, Suiza2018-02-24T15:49:09Z2020-04-15T18:43:01Z2018-02-24T15:49:09Z2020-04-15T18:43:01Z2013-06-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/38492011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/29097Este artigo analisa a experiência de Víctor Daniel Bonilla e Luis Guillermo Vaco, doispesquisadores sociais da Colômbia que, durante as décadas de 1970 e 1980 criaramproposta de trabalho etnográfico em conjunto com os movimentos indígenas na Colômbia, apartir de seu labor no Comitê de solidariedade com os povos indígenas. O texto propõe umaexplicação da pergunta sobre por que esta proposta foi rejeitada e não se desenvolveu noexercício antropológico de gerações posteriores. Defendo neste artigo que a proposta destegrupo de pesquisadores requer espaços de construção política conjunta entre pesquisadoresacadêmicos e organizações sociais, quando seus projetos de sociedade confluírem, mas,que para chegar a isso é preciso um debate prévio. A pesquisa solidária não pode existir se não existirem espaços de articulação construídos ao longo da trajetória das organizaçõessociais, nem mesmo pode se forçar a existir por fora delas.El artículo establece en primer lugar las bases de una antropología pragmática –principalmente el interés por la pregunta “¿cómo hace la gente?”– que deben orientar lainvestigación etnográfica. Posteriormente describe con un extracto etnográfico algunasde las diferentes prácticas en la fiesta de San Juan/Inti Raymi en Otavalo en los Andesecuatorianos con una construcción textual elaborada a partir de una perspectiva pragmática.Por último, se desarrollan cuatro puntos que apoyan la descripción pragmática y minuciosa:la acción en situación, la superación del intelectualismo, las relaciones situacionales depoder y la co-experiencia de los lectores.The article first establishes the foundation of a pragmatic anthropology –mainly interestedin the question “How do people do?” - that should guide the ethnographic research. Thenit describes with an ethnographic extract some of the different practices in the celebrationof San Juan/Inti Raymi in Otavalo in the Ecuadorian Andes, with a textual constructionmade from a pragmatic perspective. Finally, the article develops four points that supportthe pragmatic and detailed description: action in the situation, intellectualism overcoming, the situational relations of power and the co-experience of readers.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3849/4802http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/downloadSuppFile/3849/817Universitas Humanística; Vol. 75, Núm. 75 (2013): Etnografías desde y sobre el Sur global.Universitas Humanística; Vol. 75, Núm. 75 (2013): Etnografías desde y sobre el Sur global.Universitas Humanística; Vol. 75, Núm. 75 (2013): Etnografías desde y sobre el Sur global.Ethnography; Pragmatism; Description; Celebration; Otavalo; EcuadorEtnografía; Pragmatismo; Descripción; Fiesta; Otavalo; EcuadorHistória da antropologia; Antropologia na América Latina; Movimentos indígenas; Etnografia¿Cómo practicar la etnografía? Hacia una teoría pragmática y política de la descripciónComo praticar a etnografia? Rumo a uma teoria pragmática e política da descriçãoHow to practice ethnography? Towards a pragmatic theory and description policyhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/29097oai:repository.javeriana.edu.co:10554/290972023-03-29 12:55:41.966Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |
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Este artigo analisa a experiência de Víctor Daniel Bonilla e Luis Guillermo Vaco, doispesquisadores sociais da Colômbia que, durante as décadas de 1970 e 1980 criaramproposta de trabalho etnográfico em conjunto com os movimentos indígenas na Colômbia, apartir de seu labor no Comitê de solidariedade com os povos indígenas. O texto propõe umaexplicação da pergunta sobre por que esta proposta foi rejeitada e não se desenvolveu noexercício antropológico de gerações posteriores. Defendo neste artigo que a proposta destegrupo de pesquisadores requer espaços de construção política conjunta entre pesquisadoresacadêmicos e organizações sociais, quando seus projetos de sociedade confluírem, mas,que para chegar a isso é preciso um debate prévio. A pesquisa solidária não pode existir se não existirem espaços de articulação construídos ao longo da trajetória das organizaçõessociais, nem mesmo pode se forçar a existir por fora delas. |
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