Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes.
Os materiais de linguagem e, em particular, os livros escolares são para os formandos uma fonte de exposição à língua e à cultura. Em contextos multiculturais, estas se tornam ferramentas poderosas que permitem encontros interculturais entre indivíduos que têm diferentes origens culturais. No entant...
- Autores:
-
Rico Troncoso, Carlos
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28203
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2416
http://hdl.handle.net/10554/28203
- Palabra clave:
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id |
JAVERIANA2_976f4e6708145ccc7e73577d2a588684 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28203 |
network_acronym_str |
JAVERIANA2 |
network_name_str |
Repositorio Universidad Javeriana |
repository_id_str |
|
dc.title.spa.fl_str_mv |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
dc.title.por.fl_str_mv |
Materiais de ensino de idiomas como mediadores para o desenvolvimento do ICC: um desafio para os desenvolvedores de materiais. |
dc.title.english.eng.fl_str_mv |
Language teaching materials as mediators for ICC development: a challenge for materials developers. |
title |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
spellingShingle |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
title_short |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
title_full |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
title_fullStr |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
title_full_unstemmed |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
title_sort |
Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes. |
dc.creator.fl_str_mv |
Rico Troncoso, Carlos |
dc.contributor.author.none.fl_str_mv |
Rico Troncoso, Carlos |
description |
Os materiais de linguagem e, em particular, os livros escolares são para os formandos uma fonte de exposição à língua e à cultura. Em contextos multiculturais, estas se tornam ferramentas poderosas que permitem encontros interculturais entre indivíduos que têm diferentes origens culturais. No entanto, a realidade mostra que, em grande medida, os livros didáticos ainda são projetados a partir de perspectivas tradicionais que não permitem que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação para evitar encontros interculturais. Pelo contrário, reforçam estereótipos e apoiam a ideia de que uma nacionalidade é superior a outras. Este artigo apresenta alguns constructos teóricos e os resultados obtidos de uma etapa de pesquisa qualitativa que buscou determinar como um conjunto de materiais baseado em princípios poderia desenvolver a competência comunicativa intercultural em estudantes de línguas (ICC). |
publishDate |
2012 |
dc.date.created.none.fl_str_mv |
2012-04-15 |
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv |
2020-04-15T19:18:26Z |
dc.date.available.none.fl_str_mv |
2020-04-15T19:18:26Z |
dc.type.coar.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1 |
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85 |
dc.type.local.spa.fl_str_mv |
Artículo de revista |
dc.type.coar.none.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.type.driver.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.other.none.fl_str_mv |
Artículo revisado por pares |
format |
http://purl.org/coar/resource_type/c_6501 |
dc.identifier.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2416 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2027-2731 0120-4823 |
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10554/28203 |
url |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2416 http://hdl.handle.net/10554/28203 |
identifier_str_mv |
2027-2731 0120-4823 |
dc.language.iso.none.fl_str_mv |
spa |
language |
spa |
dc.relation.uri.none.fl_str_mv |
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2416/1699 |
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv |
Signo y Pensamiento; Vol 30 No 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 130-154 |
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv |
Signo y Pensamiento; Vol. 30 Núm. 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 130-154 |
dc.rights.licence.*.fl_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional |
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv |
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
rights_invalid_str_mv |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional http://purl.org/coar/access_right/c_abf2 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.spa.fl_str_mv |
PDF |
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.spa.fl_str_mv |
Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje |
institution |
Pontificia Universidad Javeriana |
repository.name.fl_str_mv |
Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@javeriana.edu.co |
_version_ |
1811671047657750528 |
spelling |
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Rico Troncoso, Carlos2020-04-15T19:18:26Z2020-04-15T19:18:26Z2012-04-15http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24162027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28203Os materiais de linguagem e, em particular, os livros escolares são para os formandos uma fonte de exposição à língua e à cultura. Em contextos multiculturais, estas se tornam ferramentas poderosas que permitem encontros interculturais entre indivíduos que têm diferentes origens culturais. No entanto, a realidade mostra que, em grande medida, os livros didáticos ainda são projetados a partir de perspectivas tradicionais que não permitem que os alunos desenvolvam habilidades de comunicação para evitar encontros interculturais. Pelo contrário, reforçam estereótipos e apoiam a ideia de que uma nacionalidade é superior a outras. Este artigo apresenta alguns constructos teóricos e os resultados obtidos de uma etapa de pesquisa qualitativa que buscou determinar como um conjunto de materiais baseado em princípios poderia desenvolver a competência comunicativa intercultural em estudantes de línguas (ICC).Los materiales de lengua y en particular los libros de texto son para los aprendices una fuente de exposición a la lengua y a la cultura. En los contextos multiculturales, estos se convierten en potentes herramientas que posibilitan los encuentros interculturales entre los individuos que poseen diferentes formaciones culturales. Sin embargo, la realidad muestra que en gran parte los libros de texto siguen siendo diseñados desde perspectivas tradicionales que no permiten a los aprendices desarrollar habilidades comunicativas para sortear encuentros interculturales. Por el contrario, refuerzan estereotipos y apoyan la idea de que una nacionalidad es superior a otras. Este artículo presenta algunos constructos teóricos y los resultados tomados de una etapa de una investigación cualitativa que buscó determinar cómo un conjunto de materiales basados en principios podían desarrollar la competencia comunicativa intercultural en estudiantes de lenguas (CCI).Language materials, in particular coursebooks, are a source of exposure for learners to language and culture. In multicultural contexts, they become helpful tools that promote encounters between people of different cultural backgrounds. However, the reality shows that most language coursebooks are still designed from traditional perspectives that do not allow learners to develop their abilities to deal with intercultural encounters. On the contrary, they reinforce stereotypes and strengthen the belief that one nationality is superior to the others. This article presents some theoretical constructs and results taken from one stage of a qualitative research that sought to determine how a set of principled language materials could develop the students’ Intercultural Communicative Competence (ICC).PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2416/1699Signo y Pensamiento; Vol 30 No 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 130-154Signo y Pensamiento; Vol. 30 Núm. 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 130-154Materiales de enseñanza de lengua para el desarrollo de la CCI: un desafío para los fabricantes.Materiais de ensino de idiomas como mediadores para o desenvolvimento do ICC: um desafio para os desenvolvedores de materiais.Language teaching materials as mediators for ICC development: a challenge for materials developers.http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/28203oai:repository.javeriana.edu.co:10554/282032023-03-29 14:10:49.507Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |