Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días

O artigo analisa a importância dos investimentos públicos dos vencedores e os esforços editoriais dos vencidos após a Guerra dos Mil Dias para dar a conhecer sua versão sobre o acontecido e reafirmar a importância dos processos de paz e pacificação nacional. Para isso, mostra-se a importância que te...

Full description

Autores:
Pérez Pinzón, Luis Rubén; Universidad Autónoma de Bucaramanga
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27077
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/12542
http://hdl.handle.net/10554/27077
Palabra clave:
null
Colombia; war; literature; didactic; textbooks
Historia
Colombia; guerra; literatura; didáctica; textos escolares
null
Colômbia; guerra; literatura; didática; textos escolares
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_8dca8b07371f1867e7a5ac2734256b81
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27077
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalCopyright (c) 2016 Luis Rubén Pérez Pinzónhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullPérez Pinzón, Luis Rubén; Universidad Autónoma de Bucaramanga2018-02-24T15:34:01Z2020-04-15T20:38:20Z2018-02-24T15:34:01Z2020-04-15T20:38:20Z2014-04-08http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/1254210.11144/Javeriana.mys19-38.rmgp2248-69920122-5197http://hdl.handle.net/10554/27077O artigo analisa a importância dos investimentos públicos dos vencedores e os esforços editoriais dos vencidos após a Guerra dos Mil Dias para dar a conhecer sua versão sobre o acontecido e reafirmar a importância dos processos de paz e pacificação nacional. Para isso, mostra-se a importância que teve a incorporação de alguns dos discursos e representações literários nos textos escolares para cursos elementares e superiores de leitura nas escolas e colégios do país segundo o programa oficial.El artículo analiza la importancia de las inversiones públicas de los vencedores y los esfuerzos editoriales de los vencidos después de la Guerra de los Mil Días para dar a conocer su versión sobre lo acontecido y reafirmar la importancia de los procesos de paz y pacificación nacional. Para ello, se demuestra la importancia que tuvo la incorporación de algunos de esos discursos y representaciones literarios en los textos escolares para los cursos elementales y superiores de lectura en las escuelas y colegios del país acorde al programa oficial.The article discusses the importance of the victors’ public investments and the editorial efforts of the defeated ones after the Thousand Days’ War to present their history versions and reaffirm the importance of the processes of peace and national reconciliation. In order to do this, it is demonstrated the importance that the inclusion of some of these speeches and literary representations in textbooks had for elementary and advanced reading courses in local schools according to the official program.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/12542/10307Memoria y Sociedad; Vol. 19, Núm. 38 (2015)Memoria y Sociedad; Vol. 19, Núm. 38 (2015)nullColombia; war; literature; didactic; textbooksHistoriaColombia; guerra; literatura; didáctica; textos escolaresnullColômbia; guerra; literatura; didática; textos escolaresReflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil DíasReflexões morais sobre a guerra e paz nos textos escolares usadosMoral Reflections on War and Reace in Secondhand Textbookshttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/27077oai:repository.javeriana.edu.co:10554/270772023-03-29 14:16:04.294Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
dc.title.por.fl_str_mv Reflexões morais sobre a guerra e paz nos textos escolares usados
dc.title.english.eng.fl_str_mv Moral Reflections on War and Reace in Secondhand Textbooks
title Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
spellingShingle Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
null
Colombia; war; literature; didactic; textbooks
Historia
Colombia; guerra; literatura; didáctica; textos escolares
null
Colômbia; guerra; literatura; didática; textos escolares
title_short Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
title_full Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
title_fullStr Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
title_full_unstemmed Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
title_sort Reflexiones morales sobre la guerra y la paz en los textos escolares usados después de la Guerra de los Mil Días
dc.creator.fl_str_mv Pérez Pinzón, Luis Rubén; Universidad Autónoma de Bucaramanga
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Pérez Pinzón, Luis Rubén; Universidad Autónoma de Bucaramanga
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.eng.fl_str_mv null
Colombia; war; literature; didactic; textbooks
topic null
Colombia; war; literature; didactic; textbooks
Historia
Colombia; guerra; literatura; didáctica; textos escolares
null
Colômbia; guerra; literatura; didática; textos escolares
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia
Colombia; guerra; literatura; didáctica; textos escolares
dc.subject.por.fl_str_mv null
Colômbia; guerra; literatura; didática; textos escolares
description O artigo analisa a importância dos investimentos públicos dos vencedores e os esforços editoriais dos vencidos após a Guerra dos Mil Dias para dar a conhecer sua versão sobre o acontecido e reafirmar a importância dos processos de paz e pacificação nacional. Para isso, mostra-se a importância que teve a incorporação de alguns dos discursos e representações literários nos textos escolares para cursos elementares e superiores de leitura nas escolas e colégios do país segundo o programa oficial.
publishDate 2014
dc.date.created.none.fl_str_mv 2014-04-08
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2018-02-24T15:34:01Z
2020-04-15T20:38:20Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2018-02-24T15:34:01Z
2020-04-15T20:38:20Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/12542
10.11144/Javeriana.mys19-38.rmgp
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2248-6992
0122-5197
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/27077
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/12542
http://hdl.handle.net/10554/27077
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.mys19-38.rmgp
2248-6992
0122-5197
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/12542/10307
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Memoria y Sociedad; Vol. 19, Núm. 38 (2015)
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Memoria y Sociedad; Vol. 19, Núm. 38 (2015)
dc.rights.spa.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Luis Rubén Pérez Pinzón
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Copyright (c) 2016 Luis Rubén Pérez Pinzón
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811670700609503232