Entre la ciencia y el tradicionalismo: una política de la lengua en Colombia desde Michel de Certeau

Este artigo propõe uma interpretação do modo em que a doutrina de Miguel Antonio Caro, em particular suas concepções de história, progresso e ordem, deram lugar a um pensamento sobre a língua que se configura entre duas tendências: a antiga e a nova, a clássica e a moderna. No que diz respeito dessa...

Full description

Autores:
Castiblanco, Laura; Universidad Pedagógica Nacional y Pontificia Universidad Javeriana
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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Académicos de la Academia Colombiana de la Lengua; política de la lengua; filología comparada; filosofía tradicionalista; Anales de Instrucción Pública, Michel de Certeau
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Colombian Academy of Language ́s full members; Language politics; compared philo- logy; traditionalist philosophy; Yearbooks of public instruction; Michel de Certeau
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Acadêmicos da Academia Colombiana de la Lengua; política da língua; filologia compa- rada; filosofia tradicionalista; Anais de Ins- trução Pública; Michel de Certeau
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Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
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description Este artigo propõe uma interpretação do modo em que a doutrina de Miguel Antonio Caro, em particular suas concepções de história, progresso e ordem, deram lugar a um pensamento sobre a língua que se configura entre duas tendências: a antiga e a nova, a clássica e a moderna. No que diz respeito dessa dinâmica oscilante apresenta-se análise da política da língua, implementada por alguns membros da Academia Colombiana de la Lengua, levando como principal referente teórico o estudo de Michel de Certeau, Dominique Julia e Jacques Revel, acerca de um saber linguístico definitivo para a compreensão da língua nacional e tratamento dos patois —dialetos— em vigor em uma nação. O argumento central consiste em que a tensão resultante de acolher uma filosofia tradicionalista e a adopção de elementos de um saber científico sobre a língua, permitiu que uma turma específica de acadêmicos pensasse uma forma particular de avançar na civilização e consolidação de um Estado-Nação moderno. 
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