La diversidad cultural y el respeto por la autenticidad de un sitio: Santa María del Puerto del Príncipe, actual Camagüey
o homem gosta de entidade social, o fabricante da própria cultura dele contribui valores para a cidade que reconhece comoo fato maior cultural. Deste modo, a cultura de relação - cidade pensa sobre em dois declives, do fator humano e da culturaherdada o que está em correspondência com sua definição...
- Autores:
-
Chaos Yeras, Mabel Teresa; Universidad de Camagüey Ignacio Agramonte Loynaz, Cuba
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8878
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- Palabra clave:
- Diversity, authenticity; identity; immaterial patrimony; Keywords plus: Cultural identity; Cultural heritage; Multiculturalism - Camagüey (Cuba).
Diversidad; autenticidad; identidad; patrimonio inmaterial. - Descriptores: Identidad cultural; Patrimonio cultural; Multiculturalismo - Camagüey (Cuba).
Diversidade; autenticidade; identidade; patrimônio imaterial, Palavras-chave descritores: Identidade cultural; Patrimônio cultural; Multiculturalismo - Camagüey (Cuba).
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o homem gosta de entidade social, o fabricante da própria cultura dele contribui valores para a cidade que reconhece comoo fato maior cultural. Deste modo, a cultura de relação - cidade pensa sobre em dois declives, do fator humano e da culturaherdada o que está em correspondência com sua definição semântica.Do ponto de vista teórico é reconhecido que a compreensão dos valores culturais pode ser levada a cabo pelo estudo dahistória, dos elementos inerentes materiais para a herança tangível, e principalmente de um entender fundo dos elementosespirituais ou intangíveis, esses que também fazem parte do patrimônio imaterial.A metodologia usada parte de considerar o estudo de algumas premissas como os meios físicos, a população e a marca específicahistórica, como também de assumir a investigação histórica como indispensável fundar os processos de significação cultural.Eles são considerados resultados fundamentais que podem demonstrar isso no processo de síntese entre os elementos dacultura material e espiritual, ela esquerda que determina a configuração espacial e a conformação da imagem da cidade simbólica.Neste senso a cidade é caracterizada por relações dinâmicas que dão um espaço funcional, formal como resultado ede significação que ela responde a uma situação concreta histórica. |
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Deste modo, a cultura de relação - cidade pensa sobre em dois declives, do fator humano e da culturaherdada o que está em correspondência com sua definição semântica.Do ponto de vista teórico é reconhecido que a compreensão dos valores culturais pode ser levada a cabo pelo estudo dahistória, dos elementos inerentes materiais para a herança tangível, e principalmente de um entender fundo dos elementosespirituais ou intangíveis, esses que também fazem parte do patrimônio imaterial.A metodologia usada parte de considerar o estudo de algumas premissas como os meios físicos, a população e a marca específicahistórica, como também de assumir a investigação histórica como indispensável fundar os processos de significação cultural.Eles são considerados resultados fundamentais que podem demonstrar isso no processo de síntese entre os elementos dacultura material e espiritual, ela esquerda que determina a configuração espacial e a conformação da imagem da cidade simbólica.Neste senso a cidade é caracterizada por relações dinâmicas que dão um espaço funcional, formal como resultado ede significação que ela responde a uma situação concreta histórica.El hombre como ente social, hacedor de su propia cultura, aporta valores a la ciudad que reconoce como el mayor hecho cultural. Así, la relación cultura-ciudad se plantea en dos vertientes, desde el factor humano y desde la cultura heredada, lo que está en correspondencia con su definición semántica. Desde el punto de vista teórico, se reconoce que la comprensión de los valores culturales puede realizarse a través del estudio de la historia, de los elementos materiales inherentes a la herencia tangible y, sobre todo, de una profunda comprensión de los elementos espirituales o intangibles, los que también forman parte del patrimonio inmaterial. La metodología empleada parte de considerar el estudio de algunas premisas como el medio físico, la población y el marco histórico específico, así como de asumir la investigación histórica como indispensable para fundamentar los procesos de significación cultural. Se consideran resultados claves el lograr demostrar que en el proceso de síntesis entre los elementos de la cultura material y espiritual, se fue determinando la configuración espacial y la conformación de la imagen de la ciudad simbólica. En este sentido, la ciudad está caracterizada por relaciones dinámicasThe man like social entity, maker of his own culture contributes values to the city that recognizes as the cultural biggest fact.This way, the relationship culture - city thinks about in two slopes, from the human factor and from the inherited culture whatis in correspondence with its semantic definition.From the theoretical point of view it is recognized that the understanding of the cultural values can be carried out through thestudy of the history, of the material inherent elements to the tangible inheritance, and mainly of a deep understanding of thespiritual or intangible elements, those that are also part of the immaterial patrimony.The used methodology leaves of considering the study of some premises like the physical means, the population and the historicalspecific mark, as well as of assuming the historical investigation as indispensable to base the processes of cultural significance.They are considered key results being able to demonstrate that in the synthesis process among the elements of the materialand spiritual culture, she left determining the space configuration and the conformation of the image of the symbolic city. Inthis sense the city is characterized by dynamic relationships that give a functional, formal space as a result and of significancethat it responds to a historical concrete situation.PDFapplication/pdfspaInstituto Carlos Arbeláez Camacho para el patrimonio arquitectónico y urbanohttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8878/7151Apuntes. Revista de estudios sobre patrimonio cultural; Vol. 24, Núm. 2 (2011): Patrimonio Inmaterial IDiversity, authenticity; identity; immaterial patrimony; Keywords plus: Cultural identity; Cultural heritage; Multiculturalism - Camagüey (Cuba).Diversidad; autenticidad; identidad; patrimonio inmaterial. - Descriptores: Identidad cultural; Patrimonio cultural; Multiculturalismo - Camagüey (Cuba).Diversidade; autenticidade; identidade; patrimônio imaterial, Palavras-chave descritores: Identidade cultural; Patrimônio cultural; Multiculturalismo - Camagüey (Cuba).La diversidad cultural y el respeto por la autenticidad de un sitio: Santa María del Puerto del Príncipe, actual CamagüeyA diversidade cultural e o respeito para a autenticidade de um lugar: Santa María del Puerto del Príncipe, Camagüey atualThe cultural diversity and the respect for the authenticity of a place: Santa María del Puerto del Príncipe, current Camagüeyhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/22936oai:repository.javeriana.edu.co:10554/229362023-03-28 16:09:47.153Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |