Para llegar a ser y no ser humano a través de la participación etnográfica en el centro de Brasil
Esta apresentação textual se baseia em pesquisa etnográfica realizada junto ao povoA'uwē-Xavante chamada “Datsi'a'uwēdzé – Vir a ser e não ser gente no Brasil Central”(tese de doutorado defendida em 2012 – Antropologia Social, Universidade de São Paulo).Debatendo com a produção etnogr...
- Autores:
-
Jardim Falleiros, Guilherme Lavinas; Universidade de São Paulo
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2424
http://hdl.handle.net/10554/30295
- Palabra clave:
- Ethnography; A’uwē-xavante; Personhood; Gift; Capture
Etnografía, A’uwē-xavante; Individualidad; Regalo; Capturar
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- openAccess
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Esta apresentação textual se baseia em pesquisa etnográfica realizada junto ao povoA'uwē-Xavante chamada “Datsi'a'uwēdzé – Vir a ser e não ser gente no Brasil Central”(tese de doutorado defendida em 2012 – Antropologia Social, Universidade de São Paulo).Debatendo com a produção etnográfica e antropológica, abordo conceitos a'uwē-xavantesde humanidade e pessoa procurando entender o processo de sua constituição contínua eseus efeitos na própria pessoa do etnógrafo e seu trabalho. Capturado por seus sujeitos,o etnógrafo adquire uma potência de tornar-se gente através de processos de predação,familiarização e magnificação. Participando na constituição do ente coletivo, sendotomado e transformado por esta constituição, fazendo trabalho ritual e adquirindo cargoscosmopolíticos, é possível ao etnógrafo repensar e reatualizar a própria práxis etnográficae sua política. As conseqüências desta abordagem se manifestam na escrita etnográfica, levando-a para perto da multiplicidade da experiência, afetada pela filosofia encorporadanativa, num diálogo entre a Antropologia e as ações e pensamentos ameríndios. Numa eradita de crise etnográfica, tornar-se e não tornar-se “nativo” acaba sendo a melhor formade se fazer antropologia – talvez uma forma não tão usual quando se presuma. |
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Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullJardim Falleiros, Guilherme Lavinas; Universidade de São Paulo2018-02-24T15:52:34Z2020-04-15T18:40:10Z2018-02-24T15:52:34Z2020-04-15T18:40:10Z2013-06-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/24242011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/30295Esta apresentação textual se baseia em pesquisa etnográfica realizada junto ao povoA'uwē-Xavante chamada “Datsi'a'uwēdzé – Vir a ser e não ser gente no Brasil Central”(tese de doutorado defendida em 2012 – Antropologia Social, Universidade de São Paulo).Debatendo com a produção etnográfica e antropológica, abordo conceitos a'uwē-xavantesde humanidade e pessoa procurando entender o processo de sua constituição contínua eseus efeitos na própria pessoa do etnógrafo e seu trabalho. Capturado por seus sujeitos,o etnógrafo adquire uma potência de tornar-se gente através de processos de predação,familiarização e magnificação. Participando na constituição do ente coletivo, sendotomado e transformado por esta constituição, fazendo trabalho ritual e adquirindo cargoscosmopolíticos, é possível ao etnógrafo repensar e reatualizar a própria práxis etnográficae sua política. As conseqüências desta abordagem se manifestam na escrita etnográfica, levando-a para perto da multiplicidade da experiência, afetada pela filosofia encorporadanativa, num diálogo entre a Antropologia e as ações e pensamentos ameríndios. Numa eradita de crise etnográfica, tornar-se e não tornar-se “nativo” acaba sendo a melhor formade se fazer antropologia – talvez uma forma não tão usual quando se presuma.En el presente artículo me refiero a las concepciones a’uw -Xavante de la humanidad y lapersona tratando de comprender el proceso de su constitución y sus efectos en el mismoetnógrafo y en su trabajo, mientras debato sobre una producción etnográfica y antropológica.Capturado por sus sujetos, el etnógrafo adquiere una potencia de ser humano a través delos procesos de depredación, familiarización y magnificación. Es posible para el etnógraforepensar y recrear la misma práctica etnográfica, así como las políticas al participar en laconstitución del yo colectivo, siendo tomado y transformado por esta Constitución, haciendotrabajo ritual y adquiriendo oficios cosmopolitas. Las consecuencias de este enfoque semanifiestan en la escritura etnográfica, llevándola más cerca a la multiplicidad de laexperiencia, afectada por la filosofía “nativa” encarnada, en un diálogo entre la antropología,la acción y el pensamiento amerindio. En una llamada era de crisis etnográfica, llegar aser y no ser “nativos” resulta ser la mejor manera de hacer antropología, tal vez no es unenfoque poco común después de todoThis text presentation is based on an ethnographic research amongst the A'uwẽ-Xavante people: “Datsi'a'uwẽdzé – to become and not to become human in Central Brazil” (doctoral thesis defended on 2012– Social Anthropology, University of São Paulo). Debating with ethnographic and anthropological production, I address the a'uwẽ-xavante conceptions of humanity and personhood seeking to understand the process of its ongoing constitution and its effects on the very person of the ethnographer and his work.PDFapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/2424/4818Universitas Humanística; Vol. 75, Núm. 75 (2013): Etnografías desde y sobre el Sur global.Universitas Humanística; Vol. 75, Núm. 75 (2013): Etnografías desde y sobre el Sur global.Universitas Humanística; Vol. 75, Núm. 75 (2013): Etnografías desde y sobre el Sur global.Ethnography; A’uwē-xavante; Personhood; Gift; CaptureEtnografía, A’uwē-xavante; Individualidad; Regalo; CapturarEtnografia; A'uwē-xavante; Pessoa; Dádiva; CapturaPara llegar a ser y no ser humano a través de la participación etnográfica en el centro de BrasilVir a ser e não ser gente através da participação etnográfica no Brasil CentralTo become and not to become human through ethnographic participation in Central Brazilhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/30295oai:repository.javeriana.edu.co:10554/302952023-03-29 12:56:51.255Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |