Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx

Os tours estereoscópicos foram dispositivos precinematográficos que, desde a imersão e fotografia, projetaram a possibilidade de viajar a distância a partir de simulações ópticas. Precedendo os atuais tours virtuais, esses tours tentaram categorizar o mundo de uma perspectiva marcadamente colonial,...

Full description

Autores:
Piedrahita, Angélica
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37447
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598
http://hdl.handle.net/10554/37447
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_779888f65cd0a0002edbd91f544407f3
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37447
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
dc.title.por.fl_str_mv Imersão e estereoscopia em barranquilla no início do século xx
dc.title.english.eng.fl_str_mv Immersion and stereoscopy in barranquilla at the beginning of the 20th century
title Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
spellingShingle Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
title_short Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
title_full Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
title_fullStr Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
title_full_unstemmed Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
title_sort Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx
dc.creator.fl_str_mv Piedrahita, Angélica
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Piedrahita, Angélica
description Os tours estereoscópicos foram dispositivos precinematográficos que, desde a imersão e fotografia, projetaram a possibilidade de viajar a distância a partir de simulações ópticas. Precedendo os atuais tours virtuais, esses tours tentaram categorizar o mundo de uma perspectiva marcadamente colonial, simplificando e generalizando a visita a outros países. El artículo apresenta uma reflexão sobre o olhar e o ato de observar, tomando como objeto de análise um tour estereoscópico feito pela empresa norte-americana Underwood & Underwood em Barranquilla no início do século XX. Inicialmente, o trabalho procura mostrar as especificidades da experiência do olho nesses espaços estereoscópicos e a maneira pela qual, a partir do movimento dos olhos, se produz a sensação de profundidade, a fim de mostrar a contribuição deste dispositivo para as experiências visuais. Em segundo lugar, narra-se a experiência de explorar os espaços fotografados e interagir com os habitantes atuais a quem as imagens do arquivo são apresentadas. Após apresentar o dispositivo ao povo de Barranquilla na área, são promovidas memórias sobre o desenvolvimento urbano da cidade e preocupação com o patrimônio. Além disso, são detectados os desejos de desenvolvimento econômico a partir do turismo, tornando visível a correspondência do produto com práticas contemporâneas de memória visual a partir da exploração turística. Ao longo do artigo, revisamos o conceito de imersão ligado à técnica e ao turismo, em busca de conceitos que respondam às correntes mercantis e tecnocráticas do ressurgimento da estereoscopia em realidade virtual e aumentada.
publishDate 2018
dc.date.created.none.fl_str_mv 2018-06-01
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-16T13:54:17Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-16T13:54:17Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598
10.11144/javeriana.mavae13-2.iyep
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2215-9959
1794-6670
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/37447
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598
http://hdl.handle.net/10554/37447
identifier_str_mv 10.11144/javeriana.mavae13-2.iyep
2215-9959
1794-6670
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598/20725
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598/19998
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598/20726
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 13 Núm. 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 27-45
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; v. 13 n. 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 27-45
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol 13 No 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 27-45
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
application/xml
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana, Bogotá
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1808388957533110272
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Piedrahita, Angélica2020-04-16T13:54:17Z2020-04-16T13:54:17Z2018-06-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2259810.11144/javeriana.mavae13-2.iyep2215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/37447Os tours estereoscópicos foram dispositivos precinematográficos que, desde a imersão e fotografia, projetaram a possibilidade de viajar a distância a partir de simulações ópticas. Precedendo os atuais tours virtuais, esses tours tentaram categorizar o mundo de uma perspectiva marcadamente colonial, simplificando e generalizando a visita a outros países. El artículo apresenta uma reflexão sobre o olhar e o ato de observar, tomando como objeto de análise um tour estereoscópico feito pela empresa norte-americana Underwood & Underwood em Barranquilla no início do século XX. Inicialmente, o trabalho procura mostrar as especificidades da experiência do olho nesses espaços estereoscópicos e a maneira pela qual, a partir do movimento dos olhos, se produz a sensação de profundidade, a fim de mostrar a contribuição deste dispositivo para as experiências visuais. Em segundo lugar, narra-se a experiência de explorar os espaços fotografados e interagir com os habitantes atuais a quem as imagens do arquivo são apresentadas. Após apresentar o dispositivo ao povo de Barranquilla na área, são promovidas memórias sobre o desenvolvimento urbano da cidade e preocupação com o patrimônio. Além disso, são detectados os desejos de desenvolvimento econômico a partir do turismo, tornando visível a correspondência do produto com práticas contemporâneas de memória visual a partir da exploração turística. Ao longo do artigo, revisamos o conceito de imersão ligado à técnica e ao turismo, em busca de conceitos que respondam às correntes mercantis e tecnocráticas do ressurgimento da estereoscopia em realidade virtual e aumentada.Los tours estereoscópicos fueron dispositivos precinematográficos que desde la inmersión y la fotografía diseñaron la posibilidad de viajar a distancia a partir de simulaciones ópticas. Antecediendo a los actuales recorridos virtuales, estos tours intentaron categorizar el mundo desde una mirada marcadamente colonial simplificando y generalizando la visita a otros países. El artículo presenta una reflexión a la mirada y el acto de observar tomando como objeto de análisis un tour estereoscópico realizado por la compañía norteamericana Underwood & Underwood en Barranquilla a comienzos del siglo XX. En primer lugar, el trabajo busca desplegar las especificidades de la experiencia del ojo en estos espacios estereoscópicos y la manera en la que desde el movimiento ocular se produce la sensación de profundidad, con el fin de señalar el aporte de este dispositivo a las experiencias visuales. En segundo lugar, se narra la experiencia de explorar los espacios fotografiados e interactuar con los actuales habitantes a quienes se les presentan las imágenes de archivo. Al presentar el dispositivo a los barranquilleros de la zona, se propician memorias sobre el desarrollo urbano de la ciudad y la preocupación sobre su patrimonio. Además, se detectan anhelos de desarrollo económico a partir del turismo, visibilizando la correspondencia del producto con prácticas contemporáneas de memoria visual desde la explotación turística. A lo largo del artículo, se revisa el concepto de inmersión vinculado a la técnica y el turismo, en busca de conceptos que contesten a corrientes mercantiles y tecnócratas del resurgimiento de la estereoscopia en la realidad virtual y aumentadaStereoscopic tours were pre-cinematographic devices that from immersion and photography designed the possibility of traveling from optical simulations. Preceding the current virtual tours, these tours tried to categorize the world from a markedly colonial perspective, simplifying and generalizing the visit to other countries. The article presents a reflection on the look and act of observing taking as an object of analysis a stereoscopic tour made by the American company Underwood & Underwood in Barranquilla at the beginning of the 20th century. First, the work seeks to display the specificities of the eye experience in these stereoscopic spaces and the way in which the sensation of depth is produced from the eye’s movement, in order to point out the contribution of this device to visual experiences. Second, the paper narrates the experience of exploring the photographed spaces and interacting with the current inhabitants to whom the archive images are presented. When presenting the device to the people from the Barranquilla area, memories are promoted about the urban development of the city and concern about its heritage. In addition, aspirations of economic development from tourism are detected, making visible the correspondence of the product with contemporary practices of visual memory based on the exploitation of tourism. Throughout the article, the concept of immersion linked to technique and tourism is reviewed, in search of concepts that respond to mercantile and technocratic currents of the revival of stereoscopy in virtual and augmented reality.PDFapplication/pdfapplication/xmlspaPontificia Universidad Javeriana, Bogotáhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598/20725http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598/19998http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598/20726Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 13 Núm. 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 27-45Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; v. 13 n. 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 27-45Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol 13 No 2 (2018): Explorando Entornos Mediáticos; 27-45Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xxImersão e estereoscopia em barranquilla no início do século xxImmersion and stereoscopy in barranquilla at the beginning of the 20th centuryhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/37447oai:repository.javeriana.edu.co:10554/374472023-03-28 16:14:11.379Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co