Inmersión y estereoscopia por la Barranquilla de comienzos del siglo xx

Os tours estereoscópicos foram dispositivos precinematográficos que, desde a imersão e fotografia, projetaram a possibilidade de viajar a distância a partir de simulações ópticas. Precedendo os atuais tours virtuais, esses tours tentaram categorizar o mundo de uma perspectiva marcadamente colonial,...

Full description

Autores:
Piedrahita, Angélica
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37447
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/22598
http://hdl.handle.net/10554/37447
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Os tours estereoscópicos foram dispositivos precinematográficos que, desde a imersão e fotografia, projetaram a possibilidade de viajar a distância a partir de simulações ópticas. Precedendo os atuais tours virtuais, esses tours tentaram categorizar o mundo de uma perspectiva marcadamente colonial, simplificando e generalizando a visita a outros países. El artículo apresenta uma reflexão sobre o olhar e o ato de observar, tomando como objeto de análise um tour estereoscópico feito pela empresa norte-americana Underwood & Underwood em Barranquilla no início do século XX. Inicialmente, o trabalho procura mostrar as especificidades da experiência do olho nesses espaços estereoscópicos e a maneira pela qual, a partir do movimento dos olhos, se produz a sensação de profundidade, a fim de mostrar a contribuição deste dispositivo para as experiências visuais. Em segundo lugar, narra-se a experiência de explorar os espaços fotografados e interagir com os habitantes atuais a quem as imagens do arquivo são apresentadas. Após apresentar o dispositivo ao povo de Barranquilla na área, são promovidas memórias sobre o desenvolvimento urbano da cidade e preocupação com o patrimônio. Além disso, são detectados os desejos de desenvolvimento econômico a partir do turismo, tornando visível a correspondência do produto com práticas contemporâneas de memória visual a partir da exploração turística. Ao longo do artigo, revisamos o conceito de imersão ligado à técnica e ao turismo, em busca de conceitos que respondam às correntes mercantis e tecnocráticas do ressurgimento da estereoscopia em realidade virtual e aumentada.