El ojo microscópico: la relevancia de lo nimio y lo mínimo en el arte narrativo, pictórico y guiñol posrevolucionario

Este artigo mostra certas ligações, elos perdidos, que conectam a arte mexicana de princípios do século passado com a chamada de Geração do Meio Século. Estudam-se prováveis liames desde o fenómeno da relevância do mínimo, a representação do aparentemente banal e o trivial. Se houve, por um lado, de...

Full description

Autores:
Berdeja, Juan M.
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2018
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/37417
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cualit/article/view/23043
http://hdl.handle.net/10554/37417
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Este artigo mostra certas ligações, elos perdidos, que conectam a arte mexicana de princípios do século passado com a chamada de Geração do Meio Século. Estudam-se prováveis liames desde o fenómeno da relevância do mínimo, a representação do aparentemente banal e o trivial. Se houve, por um lado, descrições desde o panorâmico, o diálogo como forma dominante, as vastas cenas de gesta revolucionária e política: o grande romance da Revolução Mexicana e as representações do conflito armado e os murais, por outro, apareceram imagens do pequeno, o miúdo, o microscópico: contos sobre a grandeza do cotidiano, pinturas sobre os espaços mais mínimos, uma arte de cenas habituais em que a violência ou a geração de uma pátria não são os temas.