Orígenes del patrimonio cultural inmaterial: la propuesta boliviana de 1973

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos arquivos da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de determinar a origem do Patrimônio Cultural Imaterial. Para isto, abordamos aquestão como um dispositivo de poder transnacional no s...

Full description

Autores:
Guevara, Manuel; Escuela de Altos Estudios en Ciencias Sociales de París
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23027
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/revApuntesArq/article/view/8849
http://hdl.handle.net/10554/23027
Palabra clave:
Patrimonio cultural inmaterial; Derecho de autor; Folklore; Identidad nacional; Antropología cultural - Descriptores: Patrimonio cultural – Aspectos políticos; Identidad nacional; Antropología cultural; Folclor – Bolivia.
Intangible cultural heritage; Copyright; Folklore; National Identity; Cultural anthropology; Keywords plus: Cultural heritage - Political aspects; National Identity; Cultural anthropology; Folklore – Bolívia.
Patrimônio cultural imaterial; Direito de autor; Folclore; Identidade nacional; Antropologia cultural; Palavras chave descritores: Patrimônio cultural; Aspectos políticos; Identidade nacional; Antropologia cultural; Folclore – Bolívia.
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:O presente artigo é o resultado de uma pesquisa realizada nos arquivos da Organização das Nações Unidas para a Educação,a Ciência e a Cultura (Unesco) com o objetivo de determinar a origem do Patrimônio Cultural Imaterial. Para isto, abordamos aquestão como um dispositivo de poder transnacional no sentido foucaultiano do termo, baseando-nos na bibliografia de umaserie de renomados antropólogos franceses.O patrimônio imaterial constitui um fenômeno cultural complexo cuja transformação em uma política de alcance global supõea justaposição de interesses locais, nacionais e transnacionais.O fracasso de sua aparição como parte das normas internacionais dos direitos de autor é revelador de sua incongruênciacom os postulados da doutrina liberal ocidental. Contudo, sua recente inauguração como uma nova noção patrimonial abreinfinitas possibilidades de interpretação de seu valor e de seus múltiplos usos políticos.