El concepto occidental de la prostitución en África

A palavra prostituição não faz referência apenas à troca de sexo por dinheiro ou bens, senão, sobretudo, a um tipo de conduta humana que devido às práticas sexuais envolvidas é definida e estigmatizada como desvio social. Tal compreensão da prostituição surge através de processos históricos específi...

Full description

Autores:
Triviño, Diana
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27032
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/11004
http://hdl.handle.net/10554/27032
Palabra clave:
Historia
Prostitución, África, Historia, Sexualidad, Mujeres. Prostitution, Africa, History, Sexuality, Women.
null
prostitution; Africa; history; sexuality; women
null
prostituição; África; história; sexualidade; mulheres
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_67bd336b7e4b98b81fb469557f3d0cd3
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27032
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv El concepto occidental de la prostitución en África
dc.title.por.fl_str_mv Conceito ocidental da prostituição em África
dc.title.english.eng.fl_str_mv The Western notion of prostitution in Africa
title El concepto occidental de la prostitución en África
spellingShingle El concepto occidental de la prostitución en África
Historia
Prostitución, África, Historia, Sexualidad, Mujeres. Prostitution, Africa, History, Sexuality, Women.
null
prostitution; Africa; history; sexuality; women
null
prostituição; África; história; sexualidade; mulheres
title_short El concepto occidental de la prostitución en África
title_full El concepto occidental de la prostitución en África
title_fullStr El concepto occidental de la prostitución en África
title_full_unstemmed El concepto occidental de la prostitución en África
title_sort El concepto occidental de la prostitución en África
dc.creator.fl_str_mv Triviño, Diana
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Triviño, Diana
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.spa.fl_str_mv Historia
Prostitución, África, Historia, Sexualidad, Mujeres. Prostitution, Africa, History, Sexuality, Women.
topic Historia
Prostitución, África, Historia, Sexualidad, Mujeres. Prostitution, Africa, History, Sexuality, Women.
null
prostitution; Africa; history; sexuality; women
null
prostituição; África; história; sexualidade; mulheres
dc.subject.eng.fl_str_mv null
prostitution; Africa; history; sexuality; women
dc.subject.por.fl_str_mv null
prostituição; África; história; sexualidade; mulheres
description A palavra prostituição não faz referência apenas à troca de sexo por dinheiro ou bens, senão, sobretudo, a um tipo de conduta humana que devido às práticas sexuais envolvidas é definida e estigmatizada como desvio social. Tal compreensão da prostituição surge através de processos históricos específicos no mundo ocidental, principalmente na construção dialética da sexualidade «legítima» e «ilegítima». Nela, o casamento e depois o namoro são convertidos nas únicas situações em que a sexualidade é permitida. A validez de essa compreensão da prostituição estende-se até hoje e, embora sua gestação em ocidente, marcou as interpretações sobre prostituição em contextos não-ocidentais. Como é que se construiu tal compreensão de prostituição em ocidente? Quais imagens e valorações sobre a prostituição ou sobre as prostitutas foram legitimadas através desta compreensão até hoje? Como essa compreensão da prostituição influenciou a interpretação da troca de sexo por dinheiro ou bens em contextos não-ocidentais, como por exemplo em África? Essas são as perguntas a serem abordadas no presente texto.
publishDate 2014
dc.date.created.none.fl_str_mv 2014-07-01
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2018-02-24T15:33:55Z
2020-04-15T20:38:06Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2018-02-24T15:33:55Z
2020-04-15T20:38:06Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/11004
10.11144/Javeriana.mys18-37.copa
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2248-6992
0122-5197
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/27032
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/11004
http://hdl.handle.net/10554/27032
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.mys18-37.copa
2248-6992
0122-5197
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/11004/9915
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Memoria y Sociedad; Vol. 18, Núm. 37 (2014)
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Memoria y Sociedad; Vol. 18, Núm. 37 (2014)
dc.rights.spa.fl_str_mv Copyright (c) 2016 Diana Triviño
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Copyright (c) 2016 Diana Triviño
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811671191282253824
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalCopyright (c) 2016 Diana Triviñohttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullTriviño, Diana2018-02-24T15:33:55Z2020-04-15T20:38:06Z2018-02-24T15:33:55Z2020-04-15T20:38:06Z2014-07-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/1100410.11144/Javeriana.mys18-37.copa2248-69920122-5197http://hdl.handle.net/10554/27032A palavra prostituição não faz referência apenas à troca de sexo por dinheiro ou bens, senão, sobretudo, a um tipo de conduta humana que devido às práticas sexuais envolvidas é definida e estigmatizada como desvio social. Tal compreensão da prostituição surge através de processos históricos específicos no mundo ocidental, principalmente na construção dialética da sexualidade «legítima» e «ilegítima». Nela, o casamento e depois o namoro são convertidos nas únicas situações em que a sexualidade é permitida. A validez de essa compreensão da prostituição estende-se até hoje e, embora sua gestação em ocidente, marcou as interpretações sobre prostituição em contextos não-ocidentais. Como é que se construiu tal compreensão de prostituição em ocidente? Quais imagens e valorações sobre a prostituição ou sobre as prostitutas foram legitimadas através desta compreensão até hoje? Como essa compreensão da prostituição influenciou a interpretação da troca de sexo por dinheiro ou bens em contextos não-ocidentais, como por exemplo em África? Essas são as perguntas a serem abordadas no presente texto.Este artículo fue publicado originalmente en la revista Aus Politik und Zeitgeschichte apuz en Alemania y fue traducido por su autora para la presente publicación en español. Westliche Konzepte von Prostitution in Afrika; Aus Politik und Zeitgeschichte APUZ, 63. Jahrgang, 9, S. 34-40.Resumen La palabra prostitución no hace referencia solamente al intercambio de sexo por dinero o bienes, sino, sobre todo, a un tipo de conducta humana que debido a sus prácticas sexuales es definida y estigmatizada como una desviación social. Esta comprensión de la prostitución surge a través de procesos históricos específicos en el mundo occidental, principalmente en la construcción dialéctica de una sexualidad «legítima» e «ilegítima». En esta, el matrimonio y posteriormente las relaciones de noviazgo son convertidos en las únicas situaciones en las que la sexualidad es permitida. La validez de esta comprensión de la prostitución se extiende hasta hoy y, a pesar de su gestación en occidente, ha marcado las interpretaciones sobre la prostitución en contextos no occidentales. ¿Cómo fue construida esta comprensión de la prostitución en occidente? ¿Cuáles imágenes y valoraciones sobre la prostitución o bien sobre las prostitutas fueron legitimadas a través de esta comprensión hasta hoy? ¿Cómo ha influenciado esta comprensión de la prostitución la interpretación del intercambio de sexo por dinero o bienes en contextos no occidentales, como por ejemplo en África? Estas son las preguntas que serán abordadas en el presente texto.The word prostitution does not only refer to the exchange of sex for money or goods, but mainly, to a kind of human behavior which has been defined and stigmatized as a social deviance because of the sexual practices related to it. This understanding of prostitution arises through specific historical processes in the Western world, specially in the dialectical construction of a "legitimate" and an "illegitimate" sexuality. In this conception, marriage and dating relationships are the only situations in which sex is permitted. The validity of this understanding of prostitution continues nowadays and, despite its Western origins, it has marked the interpretations of prostitution in non-Western contexts. How was this understanding of prostitution built in the West? What images and reviews about prostitution or prostitutes were legitimized through this understanding to date? Which has been the influence of this understanding of prostitution on the interpretation of exchange of sex for money or goods in non-Western contexts, such as in Africa? These are the questions that will be addressed herein.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/11004/9915Memoria y Sociedad; Vol. 18, Núm. 37 (2014)Memoria y Sociedad; Vol. 18, Núm. 37 (2014)HistoriaProstitución, África, Historia, Sexualidad, Mujeres. Prostitution, Africa, History, Sexuality, Women.nullprostitution; Africa; history; sexuality; womennullprostituição; África; história; sexualidade; mulheresEl concepto occidental de la prostitución en ÁfricaConceito ocidental da prostituição em ÁfricaThe Western notion of prostitution in Africahttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/27032oai:repository.javeriana.edu.co:10554/270322023-03-29 14:16:19.082Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co