El grupo «Cruzada» – «Tradición Familia y Propiedad» (tfp) y otros emprendimientos laicales tradicionalistas contra los sectores tercermundistas. Una aproximación a sus prácticas y estrategias de difusión en los años sesenta

Esta contribuição aborda uma série de estratégias alastradas por círculos católicos laicos anticomunistas contra aquilo que achavam irrupção do marxismo dentro da Igreja na Argentina na década de 1960. Em particular, analisam-se as práticas espalhadas pelo grupo «Cruzada» converso em «Tradição, Famí...

Full description

Autores:
Scirica, Elena
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26801
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/8560
http://hdl.handle.net/10554/26801
Palabra clave:
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Tradition, Family and Property; Anti-communism; Fundamentalism; Argentina's political history; Cold War
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Tradición, Familia y Propiedad; Anticomunismo; Integrismo; Historia política argentina; Guerra fría.
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Tradição, Família e Propriedade; Anticomunismo; Integrismo; História política argentina; Guerra fria
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Esta contribuição aborda uma série de estratégias alastradas por círculos católicos laicos anticomunistas contra aquilo que achavam irrupção do marxismo dentro da Igreja na Argentina na década de 1960. Em particular, analisam-se as práticas espalhadas pelo grupo «Cruzada» converso em «Tradição, Família e Propriedade» (tfp). Para isso, analisam-se diversos dispositivos tais como livros, publicações periódicas solicitadas, panfletos e folhetos. Através destes meios, os setores intransigentes buscaram incidir tanto na cúpula eclesiástica como na opinião pública em geral, por meio de uma crescente homologação entre os termos «terceiro-mundistas», «comunistas» e «terroristas». Esse acionar, em um cenário marcado por conflitualidade social crescente, confronto político e participação cidadã massiva, contribuiu para a polarização das posições, ao tempo que reforçou a ligação entre religião e política –ou a instrumentação de uma pela outra–.