La construcción racional del tiempo en la música escrita de la tradición occidental

Na antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, co...

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Autores:
Myriam, Arroyave; Docente del Proyecto Curricular de Artes Musicales de la Facultad de Artes (ASAB) de la Universidad Distrital Francisco José de Caldas, Bogotá, Colombia
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
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Acceso en línea:
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tempo musical; música escrita ocidental; relacionamento entre música e ciência; construção racional do tempo
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openAccess
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description Na antiguidade, a música foi definida nos termos da memória, não da temporalidade. Por um estratagema da escrita, a música ocidental começa a considerar-se como a distribuição do tempo. Na notação diastemática, a duração é relacionada a uma linha cujas propriedades –divisibilidade, homogeneidade, continuidade– são atribuídas ao tempo gradualmente. Graças a esta relação, o número, à proporção e o espírito geométrico podem ser aplicados à duração, e so’ então se começa a falar de um tempo propriamente musical. Com o desenvolvimento da escrita no pentagrama musical, o problema filosófico fundamental para a música é a construção racional do tempo. Neste artigo, se persegue históricamente o processo que causa esta construção. Também, tenta-se pôr em evidência as implicações epistemológicas deste conceito do paralelismo entre o tempo desdobrado na partitura musical e o conceito do tempo da ciência occidental.
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