Video, videoarte, iconoclasmo
O propósito do presente artigo, é realizar uma aproximação à forma-vídeo e ao videoarte, desde uma perspectiva estética. Para isto, em um primeiromomento, reflete-se ao respeito do estatuto da imagem em ocidente, procurando evidenciar seu cunho escuro e, o receio que parece desde sempreter levantado...
- Autores:
-
Roncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabana
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2013
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
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- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622
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- Palabra clave:
- video; video-art; iconoclasm; image; representation
Estética
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Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullRoncallo Dow, Sergio; Universidad de la Sabana2018-02-24T15:06:12Z2020-04-16T13:53:45Z2018-02-24T15:06:12Z2020-04-16T13:53:45Z2013-06-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/26222215-99591794-6670http://hdl.handle.net/10554/24472O propósito do presente artigo, é realizar uma aproximação à forma-vídeo e ao videoarte, desde uma perspectiva estética. Para isto, em um primeiromomento, reflete-se ao respeito do estatuto da imagem em ocidente, procurando evidenciar seu cunho escuro e, o receio que parece desde sempreter levantado. Esse ponto trabalha-se sobre alguns postulados platônicos que levam-nos a pensar num possível caminho da superação do iconoclasmo através do surrealismo, o cinema e a fotografia. A partir de ali, traça-se uma ontologia da forma-vídeo que, no trecho final do texto, permite chegar a umaleitura estética do videoarte.El propósito de este artículo es realizar un acercamiento a la forma-video y al videoarte desde una perspectiva estética. Para ello, en un primer momento, se hace una reflexión a propósito del estatuto de la imagen en occidente buscado evidenciar su carácter oscuro y el temor que parece haber suscitado desde siempre. Este punto se trabaja sobre algunos postulados platónicos que nos llevan a pensar un posible camino de la superación del iconoclasmo a través del surrealismo, el cine y la fotografía. Desde allí se traza una ontología de la forma-video que, en el tramo final del texto, nos permite desembocar en una lectura estética del videoarte. Palabras clave: video, videoarte, iconoclasmo, imagen, representación.The purpose of this article is to approach videoform and video-art from an aesthetic perspective. To do so, firstly I present a reflection about the statusof the image in Western culture, trying to bring forth its obscure character and the fear it seems to have always generated. This point is based on platonic arguments that lead us to conceive a possible path towards overcoming iconoclasm through surrealism, film and photography. From that standpointI draw an ontology of the video-form that, in the last part of the text, enables us to reach an aesthetic reading of video-art.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana, Bogotáhttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/2622/4765Journal of Music, Visual and Performing Arts; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 103-125Cuadernos de Música, Artes Visuales y Artes Escénicas; Vol. 8, Núm. 1 (2013); 103-125video; video-art; iconoclasm; image; representationEstéticanullVideo, videoarte, iconoclasmoVideo, Video-art; iconoclasmVideo, Video-art, iconoclasmhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/24472oai:repository.javeriana.edu.co:10554/244722023-03-28 16:14:10.548Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |
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O propósito do presente artigo, é realizar uma aproximação à forma-vídeo e ao videoarte, desde uma perspectiva estética. Para isto, em um primeiromomento, reflete-se ao respeito do estatuto da imagem em ocidente, procurando evidenciar seu cunho escuro e, o receio que parece desde sempreter levantado. Esse ponto trabalha-se sobre alguns postulados platônicos que levam-nos a pensar num possível caminho da superação do iconoclasmo através do surrealismo, o cinema e a fotografia. A partir de ali, traça-se uma ontologia da forma-vídeo que, no trecho final do texto, permite chegar a umaleitura estética do videoarte. |
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