Pueblo mapuche. Estrategias discursivo-comunicativas para un nuevo orden

Este trabalho exprime que ante a episteme imposta por Ocidente aos povos originários da América, o povo mapuche no Chile gerou uma estratégia contra-hegemônica de empoderamento que instala e visibiliza um sistema de comunicação intercultural próprio, local onde surgem heterogêneos discursos sobre um...

Full description

Autores:
Betancour Sánchez, Sonia; Departamento de Lenguas, Literatura y Comunicación de la Universidad de La Frontera.
Geeregat Vera, Orietta; Departamento de Lenguas, Literatura y Comunicación de la Universidad de La Frontera. Temuco. Chile.
García Barrera, Mabel; Departamento de Lenguas, Literatura y Comunicación de la Universidad de La Frontera. Temuco. Chile.
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28561
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/8505
http://hdl.handle.net/10554/28561
Palabra clave:
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Comunicación, mapuche, discurso, interculturalidad, decolonialidad, Comunicación, Mapuches, oratoria, comunicación intercultural, descolonización.
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Communication, Mapuche indians, oratory, intercultural communication, decolonization.
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Comunicação, Mapuche, fala em público, comunicação intercultural, descolonização.
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Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Este trabalho exprime que ante a episteme imposta por Ocidente aos povos originários da América, o povo mapuche no Chile gerou uma estratégia contra-hegemônica de empoderamento que instala e visibiliza um sistema de comunicação intercultural próprio, local onde surgem heterogêneos discursos sobre uma ordem nova das relações de contato cultural, evidenciado em mecanismos e recursos discursivos transversais. Estes elementos formam parte das estratégias de resistência orientadas ao “desprendimento epistêmico” (Mignolo, 2010) da “matriz colonial de poder” (Quijano citado em Mignolo, 2010), problemática estudada tanto em discursos artísticos quanto em mediáticos que circulam na esfera pública.