La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.

Este artigo trata da maneira pela qual os problemas globais se inserem nas agendas de mídia e publicidade contemporâneas. Frequentemente se assume que as agendas da pobreza, da desigualdade e da migração estão presentes na produção da mídia de massa, mas a maneira pela qual os problemas anteriores s...

Full description

Autores:
Ford, Aníbal
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2012
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28873
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2413
http://hdl.handle.net/10554/28873
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_4d6d8dc5601e80370e54fb862bf4174a
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28873
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
dc.title.por.fl_str_mv A construção do Discurso sobre o Multiculturalismo dos Problemas Globais: Resíduos, Commodities e Pseudo-Amalgamações.
dc.title.english.eng.fl_str_mv The construction of Discourse on Global Problems Multiculturalism: Residues, Commodities and Pseudo-amalgamations.
title La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
spellingShingle La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
title_short La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
title_full La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
title_fullStr La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
title_full_unstemmed La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
title_sort La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.
dc.creator.fl_str_mv Ford, Aníbal
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Ford, Aníbal
description Este artigo trata da maneira pela qual os problemas globais se inserem nas agendas de mídia e publicidade contemporâneas. Frequentemente se assume que as agendas da pobreza, da desigualdade e da migração estão presentes na produção da mídia de massa, mas a maneira pela qual os problemas anteriores são incorporados acaba por ser “duvidosa” apenas porque estamos diante de um típico fenômeno sociocultural contemporâneo. por meio do qual as informações sobre problemas críticos são deslocadas ou transferidas para gêneros que pertencem muito mais ao que poderíamos chamar de esfera imaginária social do que de opinião pública adequada. Assim, por exemplo, a criação, em publicidade e publicidade, do que é conhecido como impacto da marca, brincando com as representações e culturas de “outros” ou usando os problemas globais acima mencionados como dispositivos de efeitos, resíduos, pseudoamalgamações ou simples mercadorias.
publishDate 2012
dc.date.created.none.fl_str_mv 2012-04-15
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:15:27Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:15:27Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2413
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/28873
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2413
http://hdl.handle.net/10554/28873
identifier_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2413/1696
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol 30 No 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 85-95
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol. 30 Núm. 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 85-95
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1814337578034266112
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Ford, Aníbal2020-04-15T19:15:27Z2020-04-15T19:15:27Z2012-04-15http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/24132027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28873Este artigo trata da maneira pela qual os problemas globais se inserem nas agendas de mídia e publicidade contemporâneas. Frequentemente se assume que as agendas da pobreza, da desigualdade e da migração estão presentes na produção da mídia de massa, mas a maneira pela qual os problemas anteriores são incorporados acaba por ser “duvidosa” apenas porque estamos diante de um típico fenômeno sociocultural contemporâneo. por meio do qual as informações sobre problemas críticos são deslocadas ou transferidas para gêneros que pertencem muito mais ao que poderíamos chamar de esfera imaginária social do que de opinião pública adequada. Assim, por exemplo, a criação, em publicidade e publicidade, do que é conhecido como impacto da marca, brincando com as representações e culturas de “outros” ou usando os problemas globais acima mencionados como dispositivos de efeitos, resíduos, pseudoamalgamações ou simples mercadorias.Este artículo aborda el ingreso de los problemas globales en las agendas de los medios de comunicación y la publicidad contemporánea. Se asume que, si bien las agendas del sufrimiento, las desigualdades, la pobreza y las migraciones han estado presentes en la producción massmediática, su ingreso actual se torna de manera “discutible” porque estamos ante un proceso típico de la sociocultura contemporánea que traslada la información sobre problemas críticos hacia géneros que ingresan más en el ámbito del imaginario social que en el de la opinión pública. De ahí la generación, por ejemplo, en la publicidad, del impacto de marca que juega con la representación y la cultura de “los otros” o que utiliza los problemas globales señalados al principio como dispositivos de efecto, residuos, seudofusiones o bienes de consumo.This article deals with the way in which global problems break into the contemporary mass media and advertising agendas. It is frequently assumed that poverty’s, inequality’s, and migration’s agendas have been present in mass media’s production, yet the way in which the former problems are incorporated turn out to be “dubious” if only because we are facing a typical contemporary socio-cultural phenomenon whereby information on critical problems are displaced or transferred to genres that belong much more to what we could call the social imaginary sphere rather than proper public opinion. Thus, for example, the creation, in publicity and advertising, of what is known as brand name impact by playing with the representations and cultures of “others” or by using the aforementioned global problems as effect devises, residues, pseudoamalgamations or sheer commodities.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/2413/1696Signo y Pensamiento; Vol 30 No 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 85-95Signo y Pensamiento; Vol. 30 Núm. 60 (2012): Objetos móviles: Retrospectivas y prospectivas de los Objetos en Comunicación, Información y Lenguajes.; 85-95La construcción discursiva de los problemas globales. El multiculturalismo: residuos, commodities y seudofusiones.A construção do Discurso sobre o Multiculturalismo dos Problemas Globais: Resíduos, Commodities e Pseudo-Amalgamações.The construction of Discourse on Global Problems Multiculturalism: Residues, Commodities and Pseudo-amalgamations.http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/28873oai:repository.javeriana.edu.co:10554/288732023-03-29 14:08:36.749Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co