O valor imagético no ecossistema midiático a partir do documentário transmídia Hollow

A busca por uma reorganização midiática com o desenvolvimento da narrativa transmídia pode ser observada nos gêneros e formatos comunicacionais, incluindo o documentário. Este artigo apresenta um estudo suportado na pesquisa bibliográfica e na análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Ete (2008),...

Full description

Autores:
Renó, Denis; Universidad Estadual Paulista - Unesp
Américo, Marcos; Universidad Estadual Paulista - Unesp
Bressan, Danilo; Profesor del Programa de Publicidad, UNIP, Brasil
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2017
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
por
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/24414
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cma/article/view/17183
http://hdl.handle.net/10554/24414
Palabra clave:
Medios y Tecnología; Video; Fotografía
Comunicação; Audiovisual; Documentário; Documentário transmídia; Narrativa transmídia
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:A busca por uma reorganização midiática com o desenvolvimento da narrativa transmídia pode ser observada nos gêneros e formatos comunicacionais, incluindo o documentário. Este artigo apresenta um estudo suportado na pesquisa bibliográfica e na análise fílmica proposta por Vanoye e Goliot-Ete (2008), considerando o documentário Hollow como um modelo ideal para entender o formato transmídia para esse gênero, adotando conceitos de Henry Jenkins (2001) e Vicente Gosciola (2012) sobre narrativa transmídia, assim com ideias de Lev Manovich (2005; 2013) e Denis Renó (2013) para debater sobre cinema interativo e documentário transmídia. Os resultados apontam para um modelo que é suportado no conceito de gamificação para justificar o lúdico no registro real, fortalecendo os novos espaços e formatos de documentação e conhecimento.