Las «Feministas autónomas» latinoamericanas y caribeñas: veinte años de disidencias
Apresento aqui uma interpretação entre outras possíveis, de vinte anos de história da tendência ‘autônoma’ do feminismo latino-americano e do Caribe. Baseada na minha participação em diferentes grupos e eventos, assim como nas publicações, intento visibilizar este pensamento contra hegemônico pouco...
- Autores:
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Falquet, Jules; Université Paris Diderot
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29625
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6407
http://hdl.handle.net/10554/29625
- Palabra clave:
- Autonomy; Feminism; Lesbianism; Globalization; Interweaving; Latin America
Autonomía, feminismo; Lesbianismo; Globalización; Imbricación; América Latina
Autonomia; Feminismo; Lesbianismo; Globalização; Imbricação; América Latina
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | Apresento aqui uma interpretação entre outras possíveis, de vinte anos de história da tendência ‘autônoma’ do feminismo latino-americano e do Caribe. Baseada na minha participação em diferentes grupos e eventos, assim como nas publicações, intento visibilizar este pensamento contra hegemônico pouco conhecido e a miúdo demonizado. Observar-se-á que as autônomas latino-americanas e do Caribe, na sua diversidade, realizaram contribuições decisivas ao feminismo e ao lesbianismo transnacional desde o Sul. Propõem, entre outros, uma fortíssima crítica ao conceito de gênero e ao modelo de ‘desenvolvimento’ neoliberal imposto pela cooperação internacional; novas luzes sobre a imbricação das relações sociais de sexo, classe e ‘raça’; e mesmo elas são pioneiras no pensamento descolonial. Estou abordando também as condições de possibilidade da elaboração deste pensamento ‘radical’: produção coletiva de reflexão, vinculação com a prática política em vários movimentos sociais e posição social pessoal das ativistas-teóricas. |
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