Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.

Nos últimos dez anos, a relação entre política e cidadãos tem se visto atravessada pelo surgimento das redes sociais e a Internet, ferramentas potencialmente democratizadoras pois fornecem informação e espaços de participação política mais acessíveis. Este estudo visa analisar duas dimensões do uso...

Full description

Autores:
Ortiz Ayala, Alejandra
Orozco, Margarita María
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2015
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27844
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/13366
http://hdl.handle.net/10554/27844
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_370e219023f747f3c10dcb22ac3114f3
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27844
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalDerechos de autor 2015 Signo y Pensamientoinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Ortiz Ayala, AlejandraOrozco, Margarita María2020-04-15T19:17:10Z2020-04-15T19:17:10Z2015-09-08http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/1336610.11144/Javeriana.syp34-66.ippt2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/27844Nos últimos dez anos, a relação entre política e cidadãos tem se visto atravessada pelo surgimento das redes sociais e a Internet, ferramentas potencialmente democratizadoras pois fornecem informação e espaços de participação política mais acessíveis. Este estudo visa analisar duas dimensões do uso da Internet e redes sociais: entretenimento e active political Internet uses (APIU), para observar qual seu impacto sobre o engajamento político e a participação política dos colombianos.   Os resultados sugerem que os usos ativos políticos da Internet tem efeito significativo nenhum no envolvimento político e na participação política eleitoral. Contudo, afetam positiva e significativamente a variável de protesto En los últimos diez años, la relación entre la política y los ciudadanos se ha visto atravesada por el surgimiento de las redes sociales e Internet, herramientas potencialmente democratizadoras que pueden brindar información y espacios de participación política más accesibles.   Este estudio se propone analizar dos dimensiones del uso de Internet y redes sociales: entretenimiento y active political Internet uses (APIU), para identificar su impacto sobre el involucramiento político y la participación política de los colombianos.   Los resultados sugieren que los usos activos políticos de Internet no tienen efectos significativos en el involucramiento político, ni en la participación política electoral.   In the last ten years the relationship between politics and citizens has been affected by the surge of social media and the Internet, potentially democracy empowerers, as they bring information and more accessible spaces for political participation. This study is intended to analyze two dimensions of the use of the Internet and social networks: entertainment and active political Internet uses (APIU), with the purpose of examining their impact on political involvement and participation on Colombians.   Results suggest that political active uses of the Internet do not have significant effects on political involvement or on political voting participation. Nonetheless, they significantly and positively affect the political protest variable. PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/13366/10673Signo y Pensamiento; Vol 34 No 66 (2015); 80 - 94Signo y Pensamiento; Vol. 34 Núm. 66 (2015); 80 - 94Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.Engajamento, participação política e tipologia do consumo de mídia na Colômbia.Involvement, political participation and types of media consumption in Colombia.http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/27844oai:repository.javeriana.edu.co:10554/278442023-03-29 14:10:29.479Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
dc.title.por.fl_str_mv Engajamento, participação política e tipologia do consumo de mídia na Colômbia.
dc.title.english.eng.fl_str_mv Involvement, political participation and types of media consumption in Colombia.
title Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
spellingShingle Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
title_short Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
title_full Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
title_fullStr Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
title_full_unstemmed Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
title_sort Involucramiento, participación política y tipología del consumo de medios en Colombia.
dc.creator.fl_str_mv Ortiz Ayala, Alejandra
Orozco, Margarita María
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Ortiz Ayala, Alejandra
Orozco, Margarita María
description Nos últimos dez anos, a relação entre política e cidadãos tem se visto atravessada pelo surgimento das redes sociais e a Internet, ferramentas potencialmente democratizadoras pois fornecem informação e espaços de participação política mais acessíveis. Este estudo visa analisar duas dimensões do uso da Internet e redes sociais: entretenimento e active political Internet uses (APIU), para observar qual seu impacto sobre o engajamento político e a participação política dos colombianos.   Os resultados sugerem que os usos ativos políticos da Internet tem efeito significativo nenhum no envolvimento político e na participação política eleitoral. Contudo, afetam positiva e significativamente a variável de protesto 
publishDate 2015
dc.date.created.none.fl_str_mv 2015-09-08
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:17:10Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:17:10Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/13366
10.11144/Javeriana.syp34-66.ippt
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/27844
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/13366
http://hdl.handle.net/10554/27844
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.syp34-66.ippt
2027-2731
0120-4823
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/13366/10673
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol 34 No 66 (2015); 80 - 94
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol. 34 Núm. 66 (2015); 80 - 94
dc.rights.spa.fl_str_mv Derechos de autor 2015 Signo y Pensamiento
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Derechos de autor 2015 Signo y Pensamiento
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1808388913054613504