Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje

Sob a perspectiva teórica proposta por Narver et al. (2004), analisa-se o efeito da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação e a moderação da orientação na aprendizagem com fontes internas e de mercado. Utilizando regressão linear, constata-se que a orientação reativa no...

Full description

Autores:
Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali
Hernández Espallardo, Miguel; Universidad de Murcia
Rodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23537
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670
http://hdl.handle.net/10554/23537
Palabra clave:
Innovation, market orientation, learning orientation.
Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.
Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_28475c1769a837d5f0bdccc09db58963
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/23537
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
dc.title.spa.fl_str_mv Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
dc.title.por.fl_str_mv Impacto da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação. O papel moderador da orientação na aprendizagem
dc.title.english.eng.fl_str_mv The impact of proactive and reactive market orientation on innovation success: The moderating role of learning orientation
title Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
spellingShingle Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
Innovation, market orientation, learning orientation.
Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.
Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.
title_short Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
title_full Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
title_fullStr Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
title_full_unstemmed Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
title_sort Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizaje
dc.creator.fl_str_mv Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali
Hernández Espallardo, Miguel; Universidad de Murcia
Rodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Osorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana Cali
Hernández Espallardo, Miguel; Universidad de Murcia
Rodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle
dc.contributor.none.fl_str_mv null
null
null
dc.subject.eng.fl_str_mv Innovation, market orientation, learning orientation.
topic Innovation, market orientation, learning orientation.
Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.
Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.
dc.subject.spa.fl_str_mv Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.
dc.subject.por.fl_str_mv Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.
description Sob a perspectiva teórica proposta por Narver et al. (2004), analisa-se o efeito da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação e a moderação da orientação na aprendizagem com fontes internas e de mercado. Utilizando regressão linear, constata-se que a orientação reativa no mercado tem um efeito linear positivo sobre o sucesso da inovação, enquanto a proativa tem um efeito de U invertido, moderado pela orientação na aprendizagem de mercado. Este texto demonstra que o efeito de cada tipo de orientação depende do tipo de aprendizagem. Conclui-se que as empresas melhorarão seus resultados de inovação ao combinarem adequadamente sua orientação no mercado com o tipo de aprendizagem utilizada.
publishDate 2014
dc.date.created.none.fl_str_mv 2014-12-01
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2018-02-24T14:48:10Z
2020-04-15T18:02:36Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2018-02-24T14:48:10Z
2020-04-15T18:02:36Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670
10.11144/Javeriana.cao27-49.iopr
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 1900-7205
0120-3592
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/23537
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670
http://hdl.handle.net/10554/23537
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.cao27-49.iopr
1900-7205
0120-3592
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670/10693
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2961
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2962
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133
dc.relation.citationissue.por.fl_str_mv Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133
dc.rights.spa.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Cuadernos de Administración
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Copyright (c) 2015 Cuadernos de Administración
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811671165599481856
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalCopyright (c) 2015 Cuadernos de Administracióninfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullOsorio Tinoco, Fabián F.; Pontificia Universidad Javeriana CaliHernández Espallardo, Miguel; Universidad de MurciaRodríguez Orejuela, Héctor Augusto; Universidad del Valle2018-02-24T14:48:10Z2020-04-15T18:02:36Z2018-02-24T14:48:10Z2020-04-15T18:02:36Z2014-12-01http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/867010.11144/Javeriana.cao27-49.iopr1900-72050120-3592http://hdl.handle.net/10554/23537Sob a perspectiva teórica proposta por Narver et al. (2004), analisa-se o efeito da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação e a moderação da orientação na aprendizagem com fontes internas e de mercado. Utilizando regressão linear, constata-se que a orientação reativa no mercado tem um efeito linear positivo sobre o sucesso da inovação, enquanto a proativa tem um efeito de U invertido, moderado pela orientação na aprendizagem de mercado. Este texto demonstra que o efeito de cada tipo de orientação depende do tipo de aprendizagem. Conclui-se que as empresas melhorarão seus resultados de inovação ao combinarem adequadamente sua orientação no mercado com o tipo de aprendizagem utilizada.Desde la perspectiva teórica propuesta por Narver et al. (2004), este artículo analiza el efecto de la orientación al mercado reactiva y proactiva sobre el éxito de la innovación y la moderación de la orientación al aprendizaje con fuentes internas y de mercado. Utilizando regresión lineal, se encuentra que la orientación al mercado reactiva tiene un efecto lineal positivo sobre el éxito de la innovación, mientras la proactiva tiene un efecto de U invertida, moderado por la orientación al aprendizaje de mercado. El texto demuestra que el efecto de cada tipo de orientación depende del tipo aprendizaje. Y se concluye que las empresas mejorarán su éxito de la innovación combinando adecuadamente su orientación al mercado con el tipo de aprendizaje utilizado.From the theoretical perspective of market orientation proposed by Narver et al. (2004), this paper analyzes its relationship with innovation success and the moderating role of market and internally focused learning orientation. By ordinary least squares estimation of linear regression function it was found that reactive market orientation has a positive linear effect on innovation success. Meanwhile, proactive market orientation has an inverted U shaped effect that is moderated by market focused learning orientation. The paper demonstrates that each orientation type effects depend on the learning process type. It therefore follows that the enterprise’s innovation success would have better results when combining an adequate market orientation and the learning process type applied.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/view/8670/10693http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2961http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/cuadernos_admon/article/downloadSuppFile/8670/2962Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133Cuadernos de Administración; Vol. 27, Núm. 49 (2014); 109-133Innovation, market orientation, learning orientation.Innovación, orientación al mercado, aprendizaje organizacional.Inovação, orientação no mercado, aprendizagem organizacional.Impacto de la orientación proactiva y reactiva al mercado sobre el éxito de la innovación. El papel moderador de la orientación al aprendizajeImpacto da orientação proativa e reativa no mercado sobre o sucesso da inovação. O papel moderador da orientação na aprendizagemThe impact of proactive and reactive market orientation on innovation success: The moderating role of learning orientationhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/23537oai:repository.javeriana.edu.co:10554/235372023-03-29 12:48:40.164Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co