Velorios, santos y marimbas en el Museo Nacional de Colombia: ¿de quién es el patrimonio de la Nación?

Neste artigo refletimos em duas exposições temporais levadas a cabo nas instalações do Museu Nacional da Colômbia, a partir de discussões sobre multiculturalismo, os processos de patrimonialização, a nova museologia e a política da representação. De uma parte, trataremos o caso de Velórios e santos...

Full description

Autores:
Botero Mejía, Juliana; Investigadora independiente
González Ayala, Sofía Natalia; Universidad de Manchester Estudiante PhD Antropología social con medios visuales.
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/30425
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/5953
http://hdl.handle.net/10554/30425
Palabra clave:
Nación; patrimonio cultural inmaterial; museos; afrocolombianos; inclusión.
Nation; Intangible Cultural Heritage; Museums; Afro-colombian; Inclusion
Nação; Patrimônio cultural imaterial; Museus; Afrocolombianos; Inclusão
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Neste artigo refletimos em duas exposições temporais levadas a cabo nas instalações do Museu Nacional da Colômbia, a partir de discussões sobre multiculturalismo, os processos de patrimonialização, a nova museologia e a política da representação. De uma parte, trataremos o caso de Velórios e santos vivos. Comunidades negras, afrocolombianas, raizais e palenqueiras e, de outra, Do monumento a pensamento. Patrimônio da Colômbia para a humanidade, duas experiências expositivas que dão conta de formas diferentes de conceber a nação pluriétnica e multicultural, tanto no processo de produção quanto no produto final apresentado ao público e que, por sua vez, evidenciam os retos aos que é enfrentada esta instituição estatal ao tentar plasmar a lógica da afirmação e a avaliação das diferenças introduzida na Constituição de 1991 e na política de salvaguarda do patrimônio cultural imaterial (PCI).