Los aportes epistemológicos del pensamiento antropológico sobre el Estado moderno y las etnografías sobre sus prácticas cotidianas
Este trabalho é um artigo de revisão que visa reconstruir episódios significativos para a disciplina antropológica na sua experiência de observação –através do método etnográfico– de aquilo que chamamos de ‘poder’. Argumento que tal experiência derivou em uma descoberta epistemológica central para o...
- Autores:
-
García Arboleda, Juan Felipe; Pontificia Universidad Javeriana
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2016
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
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- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/13911
http://hdl.handle.net/10554/30168
- Palabra clave:
- political anthropology; ethnographies on the State; state sovereignty; myths of the State; rituals of the State; margins of the State
antropología política; etnografías sobre el estado; soberanía estatal; mitos/ritos
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Aportes epistemológicos do pensamento antropológico sobre o Estado moderno e as etnografias das suas práticas cotidianas |
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Epistemological Contributions of Anthropological Thought on the Modern State and the Ethnographies on its Daily Practices |
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Este trabalho é um artigo de revisão que visa reconstruir episódios significativos para a disciplina antropológica na sua experiência de observação –através do método etnográfico– de aquilo que chamamos de ‘poder’. Argumento que tal experiência derivou em uma descoberta epistemológica central para o conjunto das ciências sociais que nomeio desontologização do Estado. Exploro três exemplos de diversificação dos objetos de observação etnográfica que prepararam o caminho para tal desontologização. Rejeito a pretensão de escrutínio crítico e exaustivo das etnografias sobre o Estado e por fim convido à reflexão sobre três dos problemas de ordem teórica conceitual que surgiram a partir dos resultados de pesquisa de essas etnografias: a análise dos mitos e ritos do Estado, o problema sua soberania e a pergunta pelo significado das suas margens. |
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Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalCopyright (c) 2016 Universitas Humanísticahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2nullnullnullGarcía Arboleda, Juan Felipe; Pontificia Universidad Javeriana2018-02-24T15:52:19Z2020-04-15T18:47:39Z2018-02-24T15:52:19Z2020-04-15T18:47:39Z2016-06-05http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/1391110.11144/Javeriana.uh82.aepa2011-27340120-4807http://hdl.handle.net/10554/30168Este trabalho é um artigo de revisão que visa reconstruir episódios significativos para a disciplina antropológica na sua experiência de observação –através do método etnográfico– de aquilo que chamamos de ‘poder’. Argumento que tal experiência derivou em uma descoberta epistemológica central para o conjunto das ciências sociais que nomeio desontologização do Estado. Exploro três exemplos de diversificação dos objetos de observação etnográfica que prepararam o caminho para tal desontologização. Rejeito a pretensão de escrutínio crítico e exaustivo das etnografias sobre o Estado e por fim convido à reflexão sobre três dos problemas de ordem teórica conceitual que surgiram a partir dos resultados de pesquisa de essas etnografias: a análise dos mitos e ritos do Estado, o problema sua soberania e a pergunta pelo significado das suas margens.Este trabajo es un artículo de revisión que pretende reconstruir episodios significativos para la disciplina antropológica en su experiencia de observación –a través del método etnográfico– de eso que llamamos ‘el poder’. Argumento que dicha experiencia derivó en un hallazgo epistemológico central para el conjunto de las ciencias sociales al que denomino la desontologización del Estado. Exploro tres ejemplos de diversificación de los objetos de observación etnográfica que prepararon el camino para dicha desontologización. Declino la pretensión de escrutinio crítico y exhaustivo de las etnografías sobre el Estado y al final invito a la reflexión sobre tres de los problemas de orden teórico conceptual que han surgido a partir de los resultados de investigación de dichas etnografías: el análisis de los mitos y los ritos del Estado, el problema del fundamento de su soberanía y la pregunta por el significado de sus márgenes.This work is a review article aiming to rebuild significant episodes for the anthropology discipline in its observation experience –through the ethnographical method– of what we call ‘power’. I argue that said experience led to an epistemological central finding for the whole group of social sciences which I coined as de-ontology of the State. I explore three examples of diversification of the ethnographic observation objects which paved the road for said de-ontology. I deny any pretension of performing a critical and comprehensive examination of the ethnographies on the State, and finally, I call to reflection on three of the conceptual-theoretical problems which have appeared from the results of the research on said ethnographies: the analysis of the myths and rituals of the State; the problem of the foundation of sovereignty; and the question around the meaning of its margins.PDFapplication/vnd.openxmlformats-officedocument.wordprocessingml.documentapplication/pdfspaEditorial Pontificia Universidad Javerianahttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/13911/11200http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/13911/13269Universitas Humanística; Vol. 82, Núm. 82 (2016): Estudios críticos sobre el EstadoUniversitas Humanística; Vol. 82, Núm. 82 (2016): Estudios críticos sobre el EstadoUniversitas Humanística; Vol. 82, Núm. 82 (2016): Estudios críticos sobre el Estadopolitical anthropology; ethnographies on the State; state sovereignty; myths of the State; rituals of the State; margins of the Stateantropología política; etnografías sobre el estado; soberanía estatal; mitos/ritosantropologia política; etnografias sobre o Estado; soberania estatal; mitos de Estado; ritos de Estado; margens do EstadoLos aportes epistemológicos del pensamiento antropológico sobre el Estado moderno y las etnografías sobre sus prácticas cotidianasAportes epistemológicos do pensamento antropológico sobre o Estado moderno e as etnografias das suas práticas cotidianasEpistemological Contributions of Anthropological Thought on the Modern State and the Ethnographies on its Daily Practiceshttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/article10554/30168oai:repository.javeriana.edu.co:10554/301682023-03-29 12:57:46.794Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co |