Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter

As transformações dos meios massivos e o surgimento de novos meios geraram novas práticas sociais. O objeto de estudo deste trabalho é a digitalização do discurso político. Para isso, vamos utilizar ferramentas da sócio-semiótica, da teoria política e a teoria da midiatização e a convergência. O cor...

Full description

Autores:
Slimovich, Ana
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28748
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17205
http://hdl.handle.net/10554/28748
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_1a062aa8b6c5ccbd142defe1ba1b9dfe
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/28748
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 InternacionalDerechos de autor 2016 Ana Slimovichhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2Slimovich, Ana2020-04-15T19:14:42Z2020-04-15T19:14:42Z2016-06-30http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/1720510.11144/Javeriana.syp35-68.prsa2027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/28748As transformações dos meios massivos e o surgimento de novos meios geraram novas práticas sociais. O objeto de estudo deste trabalho é a digitalização do discurso político. Para isso, vamos utilizar ferramentas da sócio-semiótica, da teoria política e a teoria da midiatização e a convergência. O corpus está formado pelas contas de Twitter dos candidatos para a presidência das eleições Argentina 2011. Objetivamos detalhar os modos de inserção do discurso político nas redes sociais. Sustentamos, como hipótese, que os usos das redes sociais por parte dos políticos estão enquadrados nos fatos políticos e, por sua vez, implicam lógicas de diferentes meios. A estes usos nomeamos de estrategias midiáticas. Levando em conta as ferramentas de Twitter, a inter-relação com os meios massivos e o mundo da política, concluímos com a emergência de quatro tipos de estratégia.Las transformaciones de los medios masivos y el surgimiento de nuevos medios han generado nuevas prácticas sociales. El objeto de estudio de este trabajo es la digitalización del discurso político. Para ello, utilizaremos herramientas de la socio-semiótica, de la teoría política y de la teoría de la mediatización y la convergencia. El corpus está formado por las cuentas de Twitter de los candidatos a la presidencia de las elecciones Argentina 2011. Apuntamos a detallar los modos de inserción del discurso político en las redes sociales. Sostenemos, como hipótesis, que los usos de las redes sociales por parte de los políticos están enmarcados en los acontecimientos políticos y, a la vez, implican lógicas de diferentes medios. A estos usos los denominamos estrategias mediáticas. Tomando en cuenta las herramientas de Twitter, la interrelación con los medios masivos y el mundo de la política, concluiremos con la emergencia de cuatro tipos de estrategia.The transformations of the mass media and the emergence of new media have generated new social practices. The object of study of this work is the digitization of political discourse. We will use tools of socio-semiotics, of political theory and mediatization theory and convergence. The corpus is formed by the accounts of the candidates for president in the argentine election of 2011. We aim to detail the ways of the inclusion of political discourse in social networks. We hold as a hypothesis that the uses of the politicians of the social networks are framed in the political developments and imply logics of different media. We call them “media strategies”. Taking into account the tools of the Twitter interface, the interaction with the mass media and also those from the world of politics, we will conclude in emphasizing the emergence of four types of strategies.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17205/13718Signo y Pensamiento; Vol 35 No 68 (2016); 86-100Signo y Pensamiento; Vol. 35 Núm. 68 (2016); 86-100Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en TwitterPolítica e redes sociais na Argentina. O caso dos candidatos presidenciais de 2011 em TwitterPolitical and Social Networks in Argentina. The Case of the Presidential Candidates from 2011 on Twitterhttp://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/28748oai:repository.javeriana.edu.co:10554/287482023-03-29 14:10:06.267Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
dc.title.por.fl_str_mv Política e redes sociais na Argentina. O caso dos candidatos presidenciais de 2011 em Twitter
dc.title.english.eng.fl_str_mv Political and Social Networks in Argentina. The Case of the Presidential Candidates from 2011 on Twitter
title Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
spellingShingle Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
title_short Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
title_full Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
title_fullStr Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
title_full_unstemmed Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
title_sort Política y redes sociales en Argentina. El caso de los candidatos presidenciales de 2011 en Twitter
dc.creator.fl_str_mv Slimovich, Ana
dc.contributor.author.none.fl_str_mv Slimovich, Ana
description As transformações dos meios massivos e o surgimento de novos meios geraram novas práticas sociais. O objeto de estudo deste trabalho é a digitalização do discurso político. Para isso, vamos utilizar ferramentas da sócio-semiótica, da teoria política e a teoria da midiatização e a convergência. O corpus está formado pelas contas de Twitter dos candidatos para a presidência das eleições Argentina 2011. Objetivamos detalhar os modos de inserção do discurso político nas redes sociais. Sustentamos, como hipótese, que os usos das redes sociais por parte dos políticos estão enquadrados nos fatos políticos e, por sua vez, implicam lógicas de diferentes meios. A estes usos nomeamos de estrategias midiáticas. Levando em conta as ferramentas de Twitter, a inter-relação com os meios massivos e o mundo da política, concluímos com a emergência de quatro tipos de estratégia.
publishDate 2016
dc.date.created.none.fl_str_mv 2016-06-30
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:14:42Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:14:42Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17205
10.11144/Javeriana.syp35-68.prsa
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/28748
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17205
http://hdl.handle.net/10554/28748
identifier_str_mv 10.11144/Javeriana.syp35-68.prsa
2027-2731
0120-4823
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/17205/13718
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol 35 No 68 (2016); 86-100
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol. 35 Núm. 68 (2016); 86-100
dc.rights.spa.fl_str_mv Derechos de autor 2016 Ana Slimovich
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.uri.spa.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Derechos de autor 2016 Ana Slimovich
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1814338205475930112