Apertura constitucional de 1991, diversidad étnica y cultural y ordenamiento político: aproximación filosófica política
O reconhecimento da diversidade cultural parece encontrar no enfoque multicultural o instrumento mais louvável para renovar a estrutura deóntica que tem legitimado a ordem sociopolítica colombiana. Diante de um modelo de Estado fundado sobre a negação e a rejeição da diversidade, o estado multicultu...
- Autores:
-
Cuchumbé Holguín, Nelson Jair; Universidad del Valle, Cali, Colombia
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2012
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/29865
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/3642
http://hdl.handle.net/10554/29865
- Palabra clave:
- Constitutional Openness in 1991; Ethical-Political Conflict; Multiculturalism; Shared Political Culture; Democracy and Deliberation.
Apertura constitucional de 1991; Conflicto ético-político; Multiculturalismo; Cultura política común; Democracia y deliberación
Conflito étnico; Aspectos políticos; Filosofia política; Filosofia da democracia; Cultura política
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- openAccess
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O reconhecimento da diversidade cultural parece encontrar no enfoque multicultural o instrumento mais louvável para renovar a estrutura deóntica que tem legitimado a ordem sociopolítica colombiana. Diante de um modelo de Estado fundado sobre a negação e a rejeição da diversidade, o estado multicultural apoia a articulação de pluralidade. Assim, a construção de unidade política apresenta-se como uma questão determinada pelo diálogo, o reconhecimento mútuo e da ampliação cultural. Contudo, a interpretação carece de plausibilidade multicultural se a construção do Estado é concebida de forma pragmática e universalista. A partir desta perspectiva, a inclusão do outro resulta provável se os atores sociais promovem uma interação regida por uma cultura política fundada nos princípios constitucionais, a participação ativa, o debate público e a capacidade organizacional das comunidades. Esta cultura política comum parece inevitável caso de se pretender a consolidação de uma cidadania mais capacitada para a vida democrática |
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