Representaciones sociales sobre afrodescendientes: la aventura cultural, la violencia sexual-género y luchas multidimensionales

As mulheres e homens de ascendência africana representam-se socialmente como «objetos de aventura cultural». Existe uma marca instrumentalizadora da violência de gênero-sexo agudizada pela racialização do corpo, a qual representa, coisifica e «enclaustra» as mulheres afrodescendentes nas categorias...

Full description

Autores:
Meneses Copete, Yeison Arcadio; Universidad de Antioquia (Medellín, Colombia)
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/26586
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/10997
http://hdl.handle.net/10554/26586
Palabra clave:
null
social representations; African descendents; faculty; sex; gender; racialization
Historia
representaciones sociales, afrodescendencia, profesorado, sexo, género, racialización
null
representações sociais; afrodescendência; professorado; sexo; gênero; racialização
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:As mulheres e homens de ascendência africana representam-se socialmente como «objetos de aventura cultural». Existe uma marca instrumentalizadora da violência de gênero-sexo agudizada pela racialização do corpo, a qual representa, coisifica e «enclaustra» as mulheres afrodescendentes nas categorias de «corpos quentes», «verracas*», «fortes»: corpos encadeados. Dado que as representações sociais preforman os comportamentos humanos e as práticas sociais, os discursos e imaginários sobre homens e mulheres afrodescendentes geram a «descartavilização» das relações que eles e elas estabelecem com pessoas mestiças e outros grupos humanos, mesmo com os seus co-étnicos. De igual maneira, as faz mais propensas à violência sexual. No caso dos homens, há uma continuidade do discurso de «macho viril» que «descartaviliza», «objetifica» e por sua vez preforma uma construção da masculinidade, sexualidade, identidade sexual e o relacionamento com outras sexualidades. Esse tipo de representações leva a homens e mulheres por caminhos do afastamento do ser afetuoso e próximo no quadro do seu próprio sexo, nos relacionamentos de casal, sociais e familiares. *Verraco: palavra colombiana para dizer de pessoa que não se deixa abater, que não vai parar até ter sucesso, perseverante, persistente, aturadora, lutadora.