De la normatividad queer en la construcción de la Nación a la resistencia política queer, un debate contemporáneo

No texto seguinte abordo a distância existente entre a construção de sujeitos queer aceitáveis parao relato nacional e, por outro lado, a abordagem teórica da resistência política queer/LGBT nas sociedades árabes. Para isso apresento debates contemporâneos desenvolvidos a partir do impacto da guerra...

Full description

Autores:
Seguer, Lucía; Universidad de Buenos Aires, Buenos, Aires, Argentina
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2014
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/30013
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/univhumanistica/article/view/6530
http://hdl.handle.net/10554/30013
Palabra clave:
Teoría queer; Homonormativismo; Orientalismo; Cuerpos y subjetividades LGBT/queer; Relación Palestina-Israel
Queer theory; Homonormativism, Orientalism, LGBT / and queer bodies and subjectivities; Palestinian-Israeli Relation
Teoria queer; Homonormativismo, Orientalismo, Corpos e subjetividades LGBT/ queer; Relação Palestina-Israel
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:No texto seguinte abordo a distância existente entre a construção de sujeitos queer aceitáveis parao relato nacional e, por outro lado, a abordagem teórica da resistência política queer/LGBT nas sociedades árabes. Para isso apresento debates contemporâneos desenvolvidos a partir do impacto da guerra contra o terrorismo sobre a comunidade acadêmica estadunidense. Ao mesmo tempo, esta labor é conectada com a abordagem da ligação entre o discurso LGBT hegemônico e os projetos civilizatórios norte-americanos e israelenses, pelo qual o texto se informa do devir do elemento LGBT dentro da relação Palestina-Israel. Além disso, o texto problematiza a abordagem teórica dos sujeitos LGBT árabes, comumente ausentes na reflexão académica como possíveis sujeitos políticos. Neste movimento, desejo problematizar a ambivalência e implicações epistemológicas que traz consigo ouso do orientalismo como categoria e as operações a través das quais a academia constrói verdade sobre o sujeito.