Estelas de trayectorias esparcidas: las tácticas indígenas en el contexto de las misiones. Colombia, 1880-1930

Este artigo estuda, a partir da proposta analítica de Michel de Certeau, as estratégias colocadas em jogo pelos missionários no pro- cesso de evangelização-civilização das comunidades indígenas no final do século XIX e começo do século XX na Colômbia —principalmente nas regiões do Caquetá e Putu- ma...

Full description

Autores:
Pérez Benavides, Amada Carolina; Pontificia Universidad Javeriana
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2016
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27217
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/17721
http://hdl.handle.net/10554/27217
Palabra clave:
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Misiones católicas; estrategias; tácticas; conversión; repertorios de agencia; catolicismo vernáculo; Michel de Certeau
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Catholic Missions; Strategies; Tactics; Conversion; Agency Repertoires; Vernacular Catholicism; Michel de Certeau
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Missões católicas; estratégias; táticas; conver- são; repertórios de agência; catolicismo verná- culo; Michel de Certeau
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Description
Summary:Este artigo estuda, a partir da proposta analítica de Michel de Certeau, as estratégias colocadas em jogo pelos missionários no pro- cesso de evangelização-civilização das comunidades indígenas no final do século XIX e começo do século XX na Colômbia —principalmente nas regiões do Caquetá e Putu- mayo—, e por sua vez, coloca especial ênfase nas táticas desfraldadas por essas comunida- des frente a tal processo. Interessame analisar em particular como na instauração e consolidação das missões se entrecruzam e entrelaçam duas histórias paralelas: a da tentativa do Estado nacional e da instituição eclesial por expandir os seus raios de ação e a do jeito como os indígenas responderam tal tentativa a partir dos seus próprios repertórios culturais.