Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.

No cenário global e de complexidade do mundo atual, o modelo de ensino superior e-learning para um mestrado em informação e documentação, procura aplicar estratégias educativas diferentes daquelas utilizadas na prática acadêmica convencional, identificando os estilos de aprendizagem, de acordo com o...

Full description

Autores:
González Aguilar, Audilio
Ramírez Posada, María
Vaisman, Coleta
Tipo de recurso:
Article of journal
Fecha de publicación:
2012
Institución:
Pontificia Universidad Javeriana
Repositorio:
Repositorio Universidad Javeriana
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27605
Acceso en línea:
http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4414
http://hdl.handle.net/10554/27605
Palabra clave:
Rights
openAccess
License
Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
id JAVERIANA2_050d7959f3c182d8a9b1728086f6a9dc
oai_identifier_str oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27605
network_acronym_str JAVERIANA2
network_name_str Repositorio Universidad Javeriana
repository_id_str
spelling Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccesshttp://purl.org/coar/access_right/c_abf2González Aguilar, AudilioRamírez Posada, MaríaVaisman, Coleta2020-04-15T19:16:18Z2020-04-15T19:16:18Z2012-09-15http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/44142027-27310120-4823http://hdl.handle.net/10554/27605No cenário global e de complexidade do mundo atual, o modelo de ensino superior e-learning para um mestrado em informação e documentação, procura aplicar estratégias educativas diferentes daquelas utilizadas na prática acadêmica convencional, identificando os estilos de aprendizagem, de acordo com o teste VARK, com o uso pedagógico de análise de redes sociais (ARS). Além disso, quando se trabalha com uma visão sistêmica para implementar dispositivos de formação, a partir da análise e interpretação de dados, relacionam-se para o mestre as dimensões acadêmicas com os estilos de aprendizagem e as redes sociais usando Pajek .En el escenario global y de complejidad del mundo actual, el modelo de educación superior e learning, para un Máster en Información y Documentación, busca aplicar estrategias educativas diferentes a las usadas en la práctica académica convencional, al identificar los estilos de aprendizaje, de acuerdo con el test VARK, con el uso pedagógico del análisis de redes sociales (ARS). También, al trabajar con una visión sistémica para la aplicación de dispositivos de formación, a partir del análisis y de la interpretación de los datos, se relacionan, para el Máster, las dimensiones académicas con los estilos de aprendizaje y las redes sociales, utilizando Pajek.In the global and complex scenario of today, the model of e-learning for higher education, for a Master in information and documentation, seeks to apply a variety of strategies for education that are different to the traditional academic practice. The research identifies types of learning according to the VARK test along with the pedagogic use of Social Network Analysis (SNA). Following a systemic approach, the research seeks to implement training devices through the analysis and interpretation of data, which link the academic dimensions of the MA programme, and the learning styles and social networks, using Pajek.PDFapplication/pdfspaPontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguajehttp://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4414/3329Signo y Pensamiento; Vol 31 No 61 (2012); 142 - 157Signo y Pensamiento; Vol. 31 Núm. 61 (2012); 142 - 157Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.Análise de redes de estilos de aprendizagem de documentação na formação virtual.Network Analysis of Learning Styles in Virtual Documentation Training.http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85Artículo de revistahttp://purl.org/coar/resource_type/c_6501http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1info:eu-repo/semantics/articleArtículo revisado por pares10554/27605oai:repository.javeriana.edu.co:10554/276052023-03-29 14:10:11.194Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javerianarepositorio@javeriana.edu.co
dc.title.spa.fl_str_mv Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
dc.title.por.fl_str_mv Análise de redes de estilos de aprendizagem de documentação na formação virtual.
dc.title.english.eng.fl_str_mv Network Analysis of Learning Styles in Virtual Documentation Training.
title Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
spellingShingle Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
title_short Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
title_full Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
title_fullStr Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
title_full_unstemmed Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
title_sort Análisis de redes de estilos de aprendizaje en formación virtual de documentación.
dc.creator.fl_str_mv González Aguilar, Audilio
Ramírez Posada, María
Vaisman, Coleta
dc.contributor.author.none.fl_str_mv González Aguilar, Audilio
Ramírez Posada, María
Vaisman, Coleta
description No cenário global e de complexidade do mundo atual, o modelo de ensino superior e-learning para um mestrado em informação e documentação, procura aplicar estratégias educativas diferentes daquelas utilizadas na prática acadêmica convencional, identificando os estilos de aprendizagem, de acordo com o teste VARK, com o uso pedagógico de análise de redes sociais (ARS). Além disso, quando se trabalha com uma visão sistêmica para implementar dispositivos de formação, a partir da análise e interpretação de dados, relacionam-se para o mestre as dimensões acadêmicas com os estilos de aprendizagem e as redes sociais usando Pajek .
publishDate 2012
dc.date.created.none.fl_str_mv 2012-09-15
dc.date.accessioned.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:16:18Z
dc.date.available.none.fl_str_mv 2020-04-15T19:16:18Z
dc.type.coar.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_2df8fbb1
dc.type.hasversion.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/version/c_970fb48d4fbd8a85
dc.type.local.spa.fl_str_mv Artículo de revista
dc.type.coar.none.fl_str_mv http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.type.driver.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.other.none.fl_str_mv Artículo revisado por pares
format http://purl.org/coar/resource_type/c_6501
dc.identifier.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4414
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.identifier.uri.none.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10554/27605
url http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4414
http://hdl.handle.net/10554/27605
identifier_str_mv 2027-2731
0120-4823
dc.language.iso.none.fl_str_mv spa
language spa
dc.relation.uri.none.fl_str_mv http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/signoypensamiento/article/view/4414/3329
dc.relation.citationissue.eng.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol 31 No 61 (2012); 142 - 157
dc.relation.citationissue.spa.fl_str_mv Signo y Pensamiento; Vol. 31 Núm. 61 (2012); 142 - 157
dc.rights.licence.*.fl_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
dc.rights.accessrights.none.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
dc.rights.coar.spa.fl_str_mv http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
rights_invalid_str_mv Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
http://purl.org/coar/access_right/c_abf2
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.spa.fl_str_mv PDF
dc.format.mimetype.spa.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.spa.fl_str_mv Pontificia Universidad Javeriana - Facultad de Comunicación y Lenguaje
institution Pontificia Universidad Javeriana
repository.name.fl_str_mv Repositorio Institucional - Pontificia Universidad Javeriana
repository.mail.fl_str_mv repositorio@javeriana.edu.co
_version_ 1811670634971791360