Etnicidad y religión en la comunidad musulmana de Buenaventura
O presente artigo apresenta e analisa alguns temas referentes à relação entre identidade étnica e identidade religiosa no caso da comunidade muçulmana de Buenaventura. Pretende-se mostrar que a identidade religiosa não tem se apenas construído em relação à identidade étnica, senão que ambas serviram...
- Autores:
-
Castellanos, Diego Giovanni; Universidad del Rosario (Bogotá, Colombia)
- Tipo de recurso:
- Article of journal
- Fecha de publicación:
- 2014
- Institución:
- Pontificia Universidad Javeriana
- Repositorio:
- Repositorio Universidad Javeriana
- Idioma:
- spa
- OAI Identifier:
- oai:repository.javeriana.edu.co:10554/27151
- Acceso en línea:
- http://revistas.javeriana.edu.co/index.php/memoysociedad/article/view/10996
http://hdl.handle.net/10554/27151
- Palabra clave:
- null
Muslims in Latin America; conversion; religious minorities; African Diaspora; Buenaventura
Historia
Musulmanes en America Latina, Conversion, Minorías Religiosas, Diáspora Africana, Buenaventura.
null
muçulmanos na América Latina; conversão; minorias religiosas; diáspora africana; Buenaventura
- Rights
- openAccess
- License
- Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional
Summary: | O presente artigo apresenta e analisa alguns temas referentes à relação entre identidade étnica e identidade religiosa no caso da comunidade muçulmana de Buenaventura. Pretende-se mostrar que a identidade religiosa não tem se apenas construído em relação à identidade étnica, senão que ambas serviram para gerar estratégias de mobilização. Para isso, sobre a base de narrativas e atos próprios do islã xiita duodecimano, se mantiveram elementos próprios da nação do islã à vez que se reelaboram mitos e tradições a fim de adequá- los à visão local bonaverense. Tais ações não são apenas referidas a procuras espirituais e a identidade coletiva, mas permitem a elaboração de agendas de ação dentro da comunidade. A informação usada neste texto proveio de dois trabalhos de campo realizados em fevereiro e abril de 2011, e de sermões (khutbas) realizados pelo líder da comunidade. |
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