Revisão sobre o processamento neuropsicológico dos atributos tonais da música no contexto ocidental

Muitas discussões a respeito do processamento musical têm ocorrido ao longo dos anos. Afirma-se, por um lado, a existência de um sistema único comum para a apreensão da música ou de qualquer um de seus atributos pelo Sistema Nervoso Central. Por outro lado, alega-se também a existência de sistemas m...

Full description

Autores:
Tipo de recurso:
Fecha de publicación:
2013
Institución:
Universidad del Rosario
Repositorio:
Repositorio EdocUR - U. Rosario
Idioma:
spa
OAI Identifier:
oai:repository.urosario.edu.co:10336/16065
Acceso en línea:
https://revistas.urosario.edu.co/index.php/apl/article/view/1796
http://repository.urosario.edu.co/handle/10336/16065
Palabra clave:
Neurociencia
procesamiento musical
percepción tonal
Psicología
percepción auditiva
neurociencia
Psicologia
percepção auditiva
processamento musical
Neurociência
percepção tonal
neurociência
auditory perception
musical processing
pitch perception
neuroscience
Rights
License
Copyright (c) 2014 Avances en Psicología Latinoamericana
Description
Summary:Muitas discussões a respeito do processamento musical têm ocorrido ao longo dos anos. Afirma-se, por um lado, a existência de um sistema único comum para a apreensão da música ou de qualquer um de seus atributos pelo Sistema Nervoso Central. Por outro lado, alega-se também a existência de sistemas múltiplos e diversos para a compreensão de cada um desses aspectos da música. De forma geral, independente do modelo definido, estudos focados no processamento dos componentes sonoros, mais especificamente dos tons musicais, podem esclarecer de forma importante o funcionamento básico do sistema auditivo e de outras funções cerebrais superiores. Nesse sentido, uma das abordagens de maior destaque no estudo desses processos sensoriais e perceptivos da audição, ilesos ou alterados, tem sido a Neurociência, que se interessa pela interação entre as áreas do encéfalo correspondentes aos diferentes processos cognitivos. Assim, a finalidade desta pesquisa foi revisar estudos que tratassem dos modelos de processamento dos atributos tonais da música ocidental, baseando-se na concepção neuropsicologicas de que as estruturas neurais são interdependentes das vias sensoriais.